GS1 moderniza TI e migra para ambiente em nuvem Azure

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A GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação, é uma organização multissetorial, que desenvolve e mantém padrões globais para automação das cadeias de suprimentos. A instituição procurou a Dedalus para fazer a migração de parte de seus servidores para o Microsoft Azure — processo que foi realizado em conjunto com o cliente e levou cerca de três meses para ser concluído.

De acordo com a associação, a decisão de migrar para um ambiente em nuvem foi motivada por uma série de desafios que vinham enfrentando com seu portal web, pois é através dele que oferecem diversos serviços aos seus associados desde a própria filiação à organização, até serviços primordiais como: visualização de contrato, emissão de segunda via de boletos, administração de acessos ao painel do associado, inscrição à eventos, acesso aos cursos e treinamentos nas tecnologias do padrão GS1, na criação de acesso a outra importante solução da GS1 Brasil, o Cadastro Nacional de Produtos, entre outros. Isso tudo exige um ambiente altamente disponível e escalável.

"Quando tínhamos servidores físicos, nosso sistema travava muito e isso dificultava a vida dos nossos associados, que tentavam acessar o nosso portal. Além disso, tínhamos uma limitação de espaço em disco e quando era necessário ampliar essa estrutura, levava dias até ser solucionado. Hoje todo esse processo foi simplificado e conseguimos dimensionar a nossa infraestrutura de acordo com a nossa necessidade pontualmente, com apenas alguns cliques", destaca Claudio Alves, gerente de tecnologia da GS1 Brasil.

Além dessa elasticidade, a GS1 destaca que já obteve uma redução de 40% dos gastos com infraestrutura, que não se encontrava dimensionada da melhor maneira e foi ajustada pela Dedalus, gerando uma economia anual além do esperado pela GS1. Também foi sentido um aumento significativo na disponibilidade do portal, que hoje está performando acima de 99%, o que garante uma maior tranquilidade para a GS1 de ter seus serviços sendo entregues na ponta (ao usuário final) em seu uso pleno. Houve ainda uma queda de 37,4% na taxa de abertura de chamados referentes às reclamações de lentidão ou problemas no portal. Além de todos esses benefícios, a empresa passou a contar com os serviços consultivos de especialistas da Dedalus para solucionar qualquer dificuldade de infraestrutura que possa surgir e hoje sente segurança para enfrentar novos desafios.

Próximos passos

Todos esses benefícios estão contribuindo fortemente com o dia a dia da GS1 e a associação deve ampliar a parceria com a Dedalus nos próximos meses, que prevê levar cada vez mais serviços para nuvem. "A experiência que tivemos foi tão positiva, que estamos avaliando levar outros serviços para nuvem. O próximo deverá ser o backup de dados", finaliza o executivo.

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