O Facebook é uma ferramenta de marketing, que pode ser utilizada para criar "buzz" e engajamento com o público. Essa é uma das dicas da vice-presidente do Facebook para Europa, Oriente Médio e África, Joanna Shields, para produtores e canais presentes no Mipcom, mercado de conteúdos audiovisuais que acontece de 4 a 8 de outubro em Cannes.
Segundo Joanna, o Facebook tem hoje mais de 500 milhões de usuários, sendo que cerca de 50% deles acessam o site diariamente, consumindo mensalmente 700 bilhões de minutos na rede social. "Hoje a palavra mais importante da Internet não é busca, mas compartilhamento", diz a executiva.
Joanna contou ainda que uma pesquisa da Forrester & do The Guardian de dezembro de 2009, mostrou que 47% dos europeus entre 12 e 17 anos assistem TV enquanto usam o lap top. Ela afirma que alguns dos programas mais populares no Facebook são o "Family Guy" (com 18 milhões de fãs), "House", "South Park", "Two and a Half Man" e o britânico "Top Gear". "Temos ferramentas que permitem que o cliente saiba exatamente de onde vem o tráfego, quantos comentários determinado programa gerou, entre outras", diz.
Para Joanna, um dos exemplos de sucesso no uso do Facebook como ferramenta de marketing é o programa "X Factor", da FremantleMedia. "Eles sempre têm material novo e incluem engajamento com a parte comercial", diz. Ela lembra ainda que entre as ferramentas disponíveis para os canais e os produtores estão o sistema de aviso, que notifica o usuário quando um programa vai começar, e as votações, que costumam ser populares entre os internautas.
- Internet