A Stefanini acaba de assinar o primeiro acordo de cooperação com uma instituição de ensino particular da região da Grande São Paulo, a Universidade Ibirapuera. A parceria deve beneficiar, a partir de 2007, cerca de 1,3 mil alunos dos cursos de graduação de sistemas de informação e ciências da computação, além de 400 novos acadêmicos da graduação tecnológica nas áreas de gestão de tecnologia da informação, banco de dados, sistemas para a internet e rede de computadores.
Segundo a vice-presidente da Stefanini IT Solutions, Mônica Herrero, a idéia do acordo é funcionar como uma espécie de universidade corporativa para que, ao final do curso, a empresa possa absorver toda a mão de obra específica e recém-formada. "Hoje, nós precisamos formar pessoas ainda mais especializadas, de uma maneira rápida e eficiente. O mercado apresenta uma grande demanda de profissionais, sobretudo que possam atuar em corporações no exterior. Temos dificuldade em encontrar tal perfil. Por meio de parcerias com universidades poderemos aprimorar essa capacitação, influenciando diretamente na composição dos cursos", destaca a executiva.
A mesma opinião tem Luiz César Dias Morais, coordenador dos cursos de graduação tecnológica focados em TI da Universidade Ibirapuera. Ele afirma que o acordo também possibilitará um crescimento dos índices de absorção de toda a mão-de-obra graduada pela instituição, ampliando perspectivas de carreira e remuneração para os alunos.
O coordenador explica que o convênio promoverá maior flexibilidade aos conteúdos programáticos dos cursos oferecidos pela universidade, adaptando a grade curricular às evoluções do mercado. Além disso, serão ampliados os programas de estágio supervisionado oferecidos aos estudantes que também poderão contar com o acompanhamento de gestores da Stefanini em diversas atividades acadêmicas.
Funcionários da Stefanini também devem ministrar programas de treinamento aos docentes dos cursos de Gestão de Tecnologia da Informação e Banco de Dados da Ibirapuera, qualificando os mesmos dentro dos padrões empreendidos pela corporação.
A assinatura do contrato com a Ibirapuera acontece depois de cinco anos nos quais a Stefanini já vem investindo na capacitação de estudantes de cursos de graduação concentrados na área de TI. Além da Universidade Ibirapuera, a empresa também mantém parcerias com a Fatec em São Paulo, ITA em São José de Campos (SP), Unisinos e PUC em Porto Alegre (RS) e as faculdades NDA de Brasília e UNIFACS de Salvador (BA).
A aposta da Universidade Ibirapuera na parceria com a Stefanini tem como base as excelentes perspectivas desse setor. Estudos recentes, encomendados pela Microsoft, apontam um crescimento no Brasil de cerca de 8,7%, até 2009, do número de postos de trabalho em TI. "O mercado não pede mais por um analistas de sistemas com formação generalista. Ele deseja alocar profissionais especializados, altamente qualificados, seja para trabalhar com redes, sistemas para Internet, gerenciamento de informações ou banco de dados", destaca o coordenador Luiz Cesar.
A vice-presidente da Stefanini complementa que somente o segmento de softwares emprega hoje, no país, 69% dos profissionais da área. "Muitos deles, quando se formam, não gozam dos perfis que necessitamos. Se esse novo profissional já sai da universidade antenado nos modelos de soluções que desenvolvemos, encurtamos um grande espaço de tempo que antes era necessário para o seu treinamento", pontua.