Um ano após a assinatura do acordo para promover a compatibilidade entre seus sistemas, o Windows e SUSE Linux Enterprise, a Novell e a Microsoft anunciaram nesta quarta-feira (5/12) a ampliação da colaboração técnica para criar um modelo de plataforma mista interligando Linux e Windows para ajudar deficientes a interagirem com computadores.
O vice-presidente executivo e CTO da Novell, Jeff Jaffe, afirmou que desde o início, o foco do acordo tem sido no cliente. "Os clientes demandavam por uma operação conjunta entre Linux e Windows com o objetivo de concentrarem-se em seu negócio principal. A Novell, ao assumir uma posição de liderança e oferecer interoperabilidade com a Microsoft, está se tornando a melhor escolha de Linux para empresas integradas, resultado esse que se reflete no significativo crescimento das vendas que temos notado no último ano."
Já Bob Muglia, vice-presidente sênior da Divisão de Servidores e Ferramentas da Microsoft, diz estar satisfeito com o suporte que o cliente tem recebido para uma solução que oferece interoperabilidade entre plataformas mistas. "Além disso, o relacionamento da Novell com a Microsoft abriu portas para uma maior colaboração entre plataformas em áreas como acessibilidade, que são de grande importância para os clientes em todo o mundo. Estamos muito interessados em trabalhar com a Novell para abordar esse tema importante e ajudar um grande grupo de pessoas com deficiências no mundo todo a trabalhar com computadores."
Após um ano do acordo, a Novell e a Microsoft anunciaram a conquista de 30 novos clientes, entre eles Costco Wholesale Corp., Southwest Airlines e a Cidade de Los Angeles, que receberão da Microsoft certificados de três anos de suporte preferencial para o SUSE Linux Enterprise Server da Novell. Esses clientes vêm se somar a todos os outros que já estão se beneficiando da colaboração entre as duas empresas para tornar possível a interoperabilidade de TI e propriedade intelectual em ambientes de plataformas heterogêneas.
As duas empresas anunciaram também que continuam com a colaboração técnica para desenvolver soluções que auxiliem os clientes a trabalhar com mais eficiência nas áreas de virtualização, gerenciamento de padrões, diretórios, identidade, e compatibilidade no formato de documentos. Segundo elas, os seus engenheiros estão trabalhando no novo laboratório de interoperabilidade da Microsoft e da Novell, localizado em Cambridge (EUA), onde vêm realizando testes para assegurar a interoperabilidade do SUSE Linux Enterprise Server 10 com virtualização e o Windows Server e Windows Server 2008 com Xen.