Cobra divulga nota em que tenta se defender de acusação

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A Cobra Tecnologia, empresa de tecnologia da informação controlada pelo Banco do Brasil, divulgou nota nesta segunda-feira (6/2) para esclarecer o que ela chama de recentes matérias abordando o contrato da empresa com o Ministério do Trabalho e Emprego para o projeto e execução do sistema de tecnologia para o Programa Primeiro Emprego, do governo federal.

A empresa está sendo acusada de ter recebido R$ 8,8 milhões e de não ter entregue o software, além de ter repassado parte dos recursos para a Compnet ? empresa de Mato Grosso do Sul. A suspeita é que o dinheiro foi desviado.

Sem rebater no mérito da acusação de desvio, surgida após uma investigação deflagrada pelo próprio gabinete do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, a Cobra diz na nota que é uma empresa estatal de tecnologia da informação com 32 anos de existência e amplo relacionamento com o governo, na qualidade de fornecedor de sistemas de informática, ao longo destas três últimas décadas.

A empresa diz que ?sua contratação para liderar o referido projeto se deu pela reconhecida capacidade técnica de suas equipes, bem como pelo amplo leque de parcerias tecnológicas que a posicionam como um integrador habilitado para projetos desta natureza, que exigem a articulação de complexos e diversificados conhecimentos?.

Na nota, a empresa explica que, ?no final de novembro último, os técnicos da Cobra entregaram ao Ministério do Trabalho e Emprego a solução completa de tecnologia, tal como encomendado pelo cliente. Entretanto, em face de imprevistos técnicos ocorridos ao longo do projeto, a entrega se deu com atraso da ordem três meses, tendo sido, porém, devidamente homologada a solução?.

O texto ressalta ainda que, ?ao contrário do que foi ventilado por setores da mídia, a solução executada pela Cobra atingiu completamente os objetivos do Primeiro Emprego?. ?O sistema de administração e serviços do programa, baseado em web, encontra-se em pleno funcionamento e vem sendo amplamente utilizado pelo ministério e pelas demais instâncias sociais envolvidas, como os jovens interessados, as empresas privadas e as Delegacias Regionais do Trabalho.?

Mais adiante a nota cita que entre as funcionalidades atendidas estão o cadastramento dos jovens; o cadastramento das empresas; os procedimentos de qualificação de mão de obra e os documentos e operações relacionados à subvenção econômica do Primeiro Emprego. E acrescenta: ?A tecnologia utilizada envolve inclusive proteções hierárquicas, que garantem a integridade das operações administrativas, ao mesmo tempo em que asseguram acesso via web ao público em geral?.

A empresa diz também que formalizou o cumprimento de todos os seus compromissos contratuais em 09 de dezembro de, cedendo ao ministério a responsabilidade pela operação do sistema. ?Foram entregues ao cliente todos os códigos-fonte da aplicação, juntamente com o detalhado acervo de documentação técnica o que garantirá total independência do ministério frente a fornecedores?, diz o texto. ?Em restrita observância ao contrato, o Ministério do Trabalho e Emprego efetuou a quitação dos serviços somente depois de proceder às devidas homologações para o sistema?, complementa.

No documento a Cobra diz ter reconhecido perante o cliente sua parcela de responsabilidade quanto ao atraso do projeto e, em contrapartida, ?assimilou, sem recorrer, a aplicação de multa por parte do Ministério do Trabalho e Emprego no ato da quitação?.

Por fim, diz que ?no que se refere as diligências internas do ministério quanto à conduta de seus funcionários do setor de informática, a empresa diz desconhecer o teor e andamento de tais procedimentos. Aguardaremos o final das referidas diligências para quaisquer outras manifestações a respeito.?, conclui a nota.

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