O Banco Rural, especializado em crédito para pequenas e médias empresas, está investido cada vez mais em conectividade e mobilidade. O objetivo é oferecer aos executivos da instituição ferramentas de integração ao Banco a fim de possibilitar o acesso total aos processos internos, de forma segura e controlada, agilizando a produção e o atendimento personalizado aos clientes.
“Após investirmos fortemente em infraestrutura, com a construção dos dois data centers, estamos buscando excelência em nossas ferramentas e processos. Em alguns casos estamos trocando e em outros desenvolvendo", explica Marcelo Farinha, diretor administrativo responsável pela área de tecnologia de informação.
Conceitos cada vez mais habituais, a conectividade, mobilidade e a colaboração são solicitadas a todo momento. “Existe uma demanda crescente de conexão ao ambiente de correio eletrônico por parte dos executivos, independente dos dispositivos utilizados e de onde eles estejam. Diante deste quadro, fomos ao mercado buscar uma nova solução que atendesse a estas necessidades”, completa.
Com um investimento de cerca de R$ 300 mil e 45 dias de trabalho, o time de tecnologia de informação do Banco Rural implementou o sistema Exchange 2010, da Microsoft, em pouco mais de 1 mil equipamentos, entre desktops, notebooks e smartphones. O projeto foi desenvolvido em parceria com as áreas de comunicação e marketing, um escritório de projetos e a equipe do fornecedor. “A participação de áreas diferentes, aliada ao forte planejamento, gerou uma boa sinergia e quase nenhum impacto no dia a dia de nossos usuários”, diz Farinha. A solução anterior era o software livre Qmail.
Os benefícios desse investimento já são percebidos pelos usuários. Entre as ferramentas disponíveis, o acesso fácil, seguro e amigável do e-mail corporativo, inclusive com interface web muito próxima do programa outlook; o compartilhamento de agendas e o acesso ao catálogo de endereços. Em relação à governança corporativa, a nova solução representa um salto de qualidade. Possui o arquivamento e a retenção das mensagens, com alta disponibilidade dos servidores, duplicação e redundância nos dois data centers da instituição.
Atendimento personalizado e tecnologia de ponta
O avanço para uma nova plataforma de e-mails acompanha o posicionamento do Banco em privilegiar o atendimento personalizado de seus clientes. Por meio de soluções diversas, os gerentes da instituição possuem acesso on-line aos sistemas bancários, proporcionando total mobilidade e um atendimento realizado no local escolhido pelo cliente.
Um bom exemplo de mobilidade e segurança é a ficha cadastral, que pode ser preenchida diretamente, sem a necessidade de intervenção do gerente da conta, em qualquer horário. O processo, 100% on-line, permite a interação do cliente novo ou em processo de renovação de dados, por meio de login e senha únicos, com os sistemas corporativos do Banco, o que garante o máximo de rapidez e, especialmente, confiabilidade quanto às informações imputadas.
Para assegurar que todos os sistemas rodem com facilidade e estejam sempre disponíveis, o Banco Rural investiu R$ 15 milhões na construção de dois data centers, 100% on line, com capacidade instalada para quadruplicar as operações da instituição.