A Secretaria de Infraestrutura de São Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul, implementa uma plataforma de monitoramento das linhas de transporte escolar do município. O projeto, que tem previsão de lançamento até o final de março, será apresentado a prefeitos e gestores que participam, nos dias 21 e 22 de março, do 2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes, em Campo Grande.
O programa tem por objetivo monitorar os veículos em tempo real e calcular a rota mais eficiente de acordo com o destino. Segundo o prefeito João Alfredo, o software utilizará uma inteligência artificial que verifica os melhores roteiros de viagem.
O município possui mais de 100 linhas de transporte escolar. Todos os veículos, que já são rastreados, serão indetegrados a um painel de monitoramento, permitindo que qualquer desvio no trajeto seja alertado. O objetivo é gerar segurança aos nossos estudantes e mais economia aos cofres públicos.
O uso de tecnologia para a vigilância dos serviços públicos em Ribas do Rio Pardo não está restrito ao setor de transporte público. Há um ano, a prefeitura também lançou um programa que possibilita a população ter acesso a tudo que acontece na cidade em tempo real e, ainda, sugerir melhorias para o poder público. Trata-se do Ribas Digital, um aplicativo com inúmeras funcionalidades, desde a solicitação de troca da lâmpada de um poste até o agendamento de consultas médicas e emissão da taxa de lixo.
O Ribas Digital foi implementado há um ano e hoje já conta com mais de dois mil usuários, tendo novas adesões a cada dia. A inteligência artificial nos serviços públicos é o futuro. Cada vez mais queremos que o contribuinte não tenha que ir à prefeitura na emissão do IPTU, da Taxa de Lixo, Certidões Negativas, pré-matrícula, ouvidoria, tudo isso ele faz pelo aplicativo. Isso impacta no dia a dia do cidadão.