A Gradiente promoveu ampliação da infra-estrutura de impressão corporativa em todas as suas unidades localizadas em São Paulo e Espírito Santo. O contrato de outsourcing, fechado com a Simpress em 2002, trouxe à empresa além da expansão física, condições de considerar toda a produção de documentos corporativos da companhia que compreendia somente as cópias e impressões em preto e branco. Esta ampliação deve se estender em breve para a fábrica em Manaus.
O projeto teve inicio com a transferência do atual parque de impressoras da antiga sede na região de Pinheiros, para a nova sede na Vila Olímpia, e também a inclusão de novos sites na região da Avenida Paulista (call center), Barueri (Centro de Distribuição) e Cariacica (escritório operador logístico) no Espírito Santo.
Dos 17 equipamentos para cópias e impressão P&B iniciais, a Gradiente passou a contar com 32 novos equipamentos – 18 multifuncionais, uma impressora monocromática, oito impressoras GelSprinter e cinco aparelhos de fax.
Gestão total e controle da operação, mudanças tecnológicas e centralização dos processos passaram a ser controladas com a criação de regras de utilização. Todos esses fatores resultaram na racionalização e aumento da produtividade. O número de páginas impressas caiu de 300 mil 200 mil impressões entre cor e P&B, incluindo todos os sites da Gradiente.