Holding que controla as redes de restaurantes Porção, Garcia&Rodrigues e Porção Gourmet, a Brazil Foodservice Group (BFG) adotou a plataforma de virtualização L300 da NComputing.
Com um parque heterogêneo desktops, a empresa tinha problemas para fazer o suporte de toda a sua rede. "As dificuldades eram muitas", comenta Vinícius Carvalho da Silveira, gerente de tecnologia da informação (TI) da BFG.
O projeto foi implementado para suportar o processo de expansão das marcas da holding, que surgiu em 2011. Além do Rio de Janeiro, faz parte dos planos atuar em outras capitais brasileiras e também no exterior.
A solução L300 foi implantada em todos os departamentos e unidades do BFG, o que incluiu o escritório administrativo da holding e das redes de restaurantes.
De acordo com Silveira, está prevista a extensão do projeto para as outras 45 unidades que a BFG pretende abrir ainda este ano.
A plataforma adotada vem com o software para virtualização vSpace, que permite a otimização da implementação de desktops virtuais e garante aos usuários um acesso simultâneo ao sistema operacional Windows ou Linux.
Além disso, a tecnologia possibilita que até 100 terminais L300 acessem de forma independente um único servidor físico ou virtual com Windows 2008 Server R2. Cada instância é administrada pelo vSpace ou pode ser utilizado com Windows 7 em V.D.I. 1:1.
Entre os benefícios apurados com o projeto, Silveira cita a administração centralizada, que gerou um ganho na produtividade dos departamentos, e a redução dos custos com suporte técnico.
"Estamos crescendo sem a necessidade de novas contratações", explica o gerente de TI, que ainda menciona a agilidade no atendimento ao usuário e a economia de energia como outras vantagens proporcionadas pela solução L300.