Botão Emergência 190 do Uber chega a mais nove municípios do estado do Rio

0

A parceria entre a Secretaria de Estado da Polícia Militar do Rio de Janeiro e a Uber entrou em operação nesta primeira semana de outubro em mais nove municípios fluminenses: São Gonçalo, Niterói, Maricá, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim, Cachoeiras de Macacu e Teresópolis. A partir de agora, o botão "Emergência 190" já está disponível na tela do celular de passageiros e motoristas parceiros que utilizam o aplicativo da empresa, assim que a viagem for confirmada.

Lançada em maio deste ano de forma experimental na Baixada Fluminense e estendida à capital do estado três meses depois, a integração do aplicativo com o Centro de Controle Operacional da Polícia Militar (Cecopom), responsável pelo Serviço 190, possibilita o acionamento emergencial de viaturas da PM.

Com a nova ferramenta, toda vez que um usuário ou motorista parceiro da Uber usar o botão para acionar o Cecopom da PM por meio do aplicativo, os operadores do serviço de emergência vão automaticamente receber a localização em tempo real e os dados da viagem em que foi originada a chamada. Isso permite uma resposta ainda mais rápida e precisa da força policial, sem que seja necessário quem fez a chamada transmitir essas informações verbalmente ao atendente. Todas as informações — do veículo e sua localização, do usuário e do motorista – estarão expostas na tela do computador da central.

"Essa parceria está contribuindo muito para aumentar a sensação de segurança de usuários e motoristas da empresa de aplicativo nas áreas onde o sistema já está implantado. Agora, vai acontecer o mesmo nos municípios atendidos por quatro unidades operacionais da Corporação", afirma o secretário da SEPM, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, referindo-se ao 7º BPM (São Gonçalo), 12º BPM (Niterói), 30º BPM (Teresópolis) e 35º BPM (Itaboraí).

A integração com o 190 do Rio de Janeiro é a primeira do gênero feita pela Uber no Brasil. A partir de agora, além da capital, 22 municípios estão integrados ao sistema. Esse tipo de integração tecnológica já é realizada em parceria com a RapidSOS em serviços de atendimento a emergências de mais de 1.200 cidades dos Estados Unidos e de 29 estados no México.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.