A goma de mascar Trident mostra que a música está em seu DNA e traz mais uma novidade para o público do Facebook: Restart-se Machine, um aplicativo que reconhece o humor do internauta por meio da foto de seu perfil e sugere a ele uma trilha sonora para transformar o seu dia, deixando-o mais animado.
Restart-se Machine é um recurso tecnológico para deixar a música cada vez mais próxima do consumidor e torná-la um elemento de interação entre amigos nas redes sociais. "O aplicativo traduz o conceito na prática. A tecnologia possibilita que a música traga de volta o entusiasmo e o bom humor naqueles momentos que drenam o ânimo do consumidor", explica Patrícia Borges, diretora de marketing de Trident na Mondel?z Brasil.
Para produzir o aplicativo foram necessários 8 meses de estudos, cálculos, testes e análise de 10 mil músicas, para a elaboração do banco de dados do app – tudo para que a nova tecnologia conseguisse interpretar, em diversos tipos de rostos, a fisionomia e o humor de qualquer usuário por meio de fotos.
No acervo do aplicativo há mais de 500 composições, que vão do axé à música clássica. Uma trilha sonora é selecionada para os diferentes tipos de humor detectados nas fotos de perfil do internauta, que podem ser classificados como alegre, surpreso, bravo, apaixonado, entediado, entre outros "moods" – do inglês, estados de espírito. O reconhecimento do ânimo e da disposição por meio de imagens é uma tecnologia apresentada pela primeira vez no Brasil, que propõe combinações que alcançam inúmeras interações.
A marca já é conhecida pela aposta em ativações diferenciadas nas redes sociais. No lançamento do sabor uva verde, em 2012, criou um game com realidade aumentada no qual o consumidor interagia diretamente com o produto por meio de uma webcam. Recentemente, lançou o aplicativo Air Band para IOS e Android e agora aposta no Restart-se Machine para agitar seus consumidores. A F/Nazca Saatchi & Saatchi é a agência responsável pelo aplicativo.