A Prefeitura de Campinas e o Núcleo Softex Campinas – associação das empresas de software que atua na cidade e no interior de São Paulo – anunciaram nesta quinta-feira, 5, o início das operações da primeira aceleradora municipal de empresas do País. A iniciativa selecionará 10 startups de base tecnológica sediadas na cidade para passar por processo de aceleração durante o ano de 2014. O edital para seleção das empresas será publicado no mês de janeiro.
A prefeitura e o Núcleo Softex Campinas atuarão de forma conjunta na divulgação do projeto e seleção de empresas que se encontram em momento adequado para o processo de aceleração. Depois de escolhidas, as startups receberão suporte do Núcleo – que será responsável pela operação da aceleradora – para que o negócio se consolide no mercado em que atua. "As startups terão o acompanhamento de mentores, ex-executivos e profissionais de grandes empresas que as ajudarão a escolher os melhores caminhos e a superar as barreiras iniciais do crescimento", afirma Edvar Pera Jr., diretor executivo do Núcleo Softex Campinas.
Na fase final da aceleração, as empresas serão preparadas para receber investimentos e apresentarão sua proposta de negócios a um grupo de investidores. "A participação do poder público em aceleradoras de empresas já é pratica consolidada em projetos estaduais e federais, como no programa TI Maior mas é inédita a nível municipal. A presença da prefeitura de Campinas nesta iniciativa mostra que a atual gestão está preocupada em fortalecer o empreendedorismo e apoiar as empresas de tecnologia instaladas em Campinas", ressalta Pera Jr.
O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, Samuel Rossilho, ressalta que a criação da aceleradora é parte do plano de governo do prefeito Jonas Donizette, que tem no fomento de setores estratégicos para o crescimento do município – entre eles o de tecnologia – como uma de suas prioridades. "Campinas tem uma grande vocação para a ciência, tecnologia e inovação. A criação de um modelo inédito para a aceleração de empresas é uma forma de investir no desenvolvimento deste ecossistema, que já é muito forte mas que pode se destacar ainda mais nacionalmente", diz.