Campinas e Softex lançam aceleradora municipal de startups

0

A Prefeitura de Campinas e o Núcleo Softex Campinas – associação das empresas de software que atua na cidade e no interior de São Paulo – anunciaram nesta quinta-feira, 5, o início das operações da primeira aceleradora municipal de empresas do País. A iniciativa selecionará 10 startups de base tecnológica sediadas na cidade para passar por processo de aceleração durante o ano de 2014. O edital para seleção das empresas será publicado no mês de janeiro.

A prefeitura e o Núcleo Softex Campinas atuarão de forma conjunta na divulgação do projeto e seleção de empresas que se encontram em momento adequado para o processo de aceleração. Depois de escolhidas, as startups receberão suporte do Núcleo – que será responsável pela operação da aceleradora – para que o negócio se consolide no mercado em que atua. "As startups terão o acompanhamento de mentores, ex-executivos e profissionais de grandes empresas que as ajudarão a escolher os melhores caminhos e a superar as barreiras iniciais do crescimento", afirma Edvar Pera Jr., diretor executivo do Núcleo Softex Campinas.

Na fase final da aceleração, as empresas serão preparadas para receber investimentos e  apresentarão sua proposta de negócios a um grupo de investidores. "A participação do poder público em aceleradoras de empresas já é pratica consolidada em projetos estaduais e federais, como no programa TI Maior mas é inédita a nível municipal. A presença da prefeitura de Campinas nesta iniciativa mostra que a atual gestão está preocupada em fortalecer o empreendedorismo e apoiar as empresas de tecnologia instaladas em Campinas", ressalta Pera Jr.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, Samuel Rossilho, ressalta que a criação da aceleradora é parte do plano de governo do prefeito Jonas Donizette, que tem no fomento de setores estratégicos para o crescimento do município – entre eles o de tecnologia – como uma de suas prioridades. "Campinas tem uma grande vocação para a ciência, tecnologia e inovação. A criação de um modelo inédito para a aceleração de empresas é uma forma de investir no desenvolvimento deste ecossistema, que já é muito forte mas que pode se destacar ainda mais nacionalmente", diz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.