A PH3A, até então focada no e-commerce, anuncia ao mercado mais três novas frentes de negócios, como desenvolvedora de tecnologia, nos segmentos de DBM (Database Marketing), CRM (Customer Relationship Management) e Cobrança Para este último, a empresa acaba de adquirir um software da empresa Arima, desenvolvido exclusivamente para esse setor e agora, agregado de novas funcionalidades e tecnologias tornando-o mais completo o software de Cobrança, o DataCob.
A aquisição do software, que tem mais de 20 anos de atuação nacional, traz um cenário inicial de 13 novos clientes à PH3A, cujas carteiras de cobrança giram em torno de R$ 4 bilhões/mês. A expectativa, em um ano, é conquistar crescimento de 250% no número de clientes, atingindo R$14 bilhões/mês em carteiras de cobrança.
A aquisição do software marca o retorno do executivo Paulo Cesar Costa ao mercado de Cobrança, que desde 2007 não podia atuar nesse mercado após vender sua empresa, a Informarketing para a Serasa Experian. O negócio levou o profissional a manter o foco apenas em e-commerce, com a plataforma da PH3A, a Datacommerce.
"Atuo no mercado de tecnologia há 30 anos e desenvolvi ferramentas para o mercado de Cobrança que até hoje são destaques nos setor, como o Infobusca, atualmente da Serasa Experian. A partir de agora lanço novos produtos que deverão revolucionar o segmento", explica Paulo Cesar, CEO da PH3A, também à frente das companhias Boas Novas, agência de marketing de incentivos e eventos corporativos.
De acordo com levantamento feito pela PH3A, existe hoje no país um total aproximado de 38 mil escritórios de cobrança, com alto custo de tecnologia para atuar no setor. O produto DataCob objetiva reduzir esse investimento através de três funcionalidades. "Alguns escritórios chegam a comprar dois tipos de soluções, uma para cada carteira de atendimento, como cartão de crédito e veículos. Nosso produto chega justamente para atender essa demanda, unindo ao software de cobrança ferramentas de CRM e DBM", explica o executivo.
Muitas das carteiras entregues aos escritórios para realização da cobrança estão desatualizadas. Assim, o papel do CRM/DBM dentro do software é limpar e atualizar informações, inclusive verificando se o endereço se encontra na tabela dos correios e se o individuo em situação de recuperação de crédito ainda reside nesse mesmo endereço e/ou telefone, recuperando DDD e prefixo de telefonia, cruzando-as e colaborando para a localização de pessoas, e ajudando a categorizar e ordenar os contatos a serem feitos, estudando comportamentos e probabilidade de pagamento da dívida, utilizando técnicas avançadas de Collection Score.
A união de três produtos em uma única plataforma deste segmento é inédita e passa a ser o carro-chefe da PH3A, com um importante destaque, preço reduzido. "Muitos fornecedores de software de cobrança são pequenos e fecham as portas no meio do caminho. Esse fato faz com que os escritórios busquem por diversos prestadores, obtendo produtos de todos ao mesmo tempo, como uma forma de assegurar seu trabalho. Queremos oferecer a segurança de nossa marca e experiência de mercado, com uma inteligência de negócio por trás. O mercado começou a se profissionalizar e nosso objetivo é inovar e conquistar cada vez mais espaço, sendo a principal fornecedora do setor", ressalta.
Evolução
O próximo passo da PH3A é transformar o produto 'três em um' em 'quatro em um', fechando parcerias com empresas que ofereçam os já tradicionais discadores, que fazem a ligação automática e registram todos os perfis de quando é o melhor momento para retornar. "É uma proposta de redução ainda maior de custos nos escritórios, com opções para cobrança amigável ou judicial", diz Costa.