Minas Gerais foi o estado que mais emitiu CINs, em janeiro de 2024

0

Minas Gerais foi o estado que mais emitiu unidades da Carteira de Identidade Nacional (CIN), em janeiro de 2024. Ao todo, o ente expediu mais de 125 mil CINs. Em segundo lugar está o Rio de Janeiro, com mais de 62 mil novas carteiras entregues para cidadãos no período, seguido por Santa Catarina, com mais de 55 mil CINS. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (1º/2), pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Desde o dia 11 de janeiro deste ano, os estados e Distrito Federal têm de adotar a CIN como documento de identificação, conforme o estabelecido no Decreto nº 10.977/22. Essa iniciativa tem o objetivo de promover cidadania e melhor prestação de serviço público, bem como estabelecer dados íntegros para os cadastros do governo, reduzir as fraudes e ampliar a segurança dos processos de identificação de cidadãos no Brasil. Isso ocorrerá porque a CIN possui padrão nacional e número único, o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

A partir da utilização de número único em todas as unidades da federação, os dados serão integrados de forma segura. Isso permitirá a atuação proativa de diversas áreas do governo no futuro, de forma a atender às necessidades dos cidadãos em áreas como saúde, educação e trabalho.

Um outro estado que merece destaque é o Acre, que, em janeiro de 2024, alcançou 13,83% da sua população com o novo documento. Esse ente é o que, proporcionalmente, mais avançou na emissão de carteiras. No total, a unidade da federação já emitiu 115 mil CINS.

Até o momento, a nova Carteira de Identidade já está apta para ser emitida em 23 estados e no Distrito Federal. São eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Mais de 3,5 milhões de CINs já foram emitidas.

Histórico

Desde o início da implantação da CIN, o estado que mais emitiu unidades do novo documento foi o Rio Grande do Sul, com 655 mil. Na sequência, aparece novamente Santa Catarina, com 610 mil. Já em terceiro lugar neste ranking está o Piauí, com 358 mil CINs expedidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.