Laptop do programa "Computador Portátil por Professor" fica 40% mais caro

0

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Ministério da Educação (MEC) publicaram portaria conjunta nesta quinta-feira, 7, no Diário Oficial da União, que eleva em 40% o preço do notebook do programa "Computador Portátil por Professor", lançado em julho do ano passsado. Com isso, o preço do laptop, que na época foi definido em R$ 1 mil, passará a ser de R$ 1,4 mil.
De acordo com os órgãos do governo, o aumento decorre dos impactos da crise financeira mundial, que fez o câmbio oscilar fortemente, aumentando os custos dos equipamentos de informática e impossibilitando a efetiva implantação do preço por unidade estipulado no lançamento projeto.
Analistas ouvidos pela reportagem de TI INSIDE Online observam que o aumento de preço nesse patamar não foi comum no mercado, principalmente nas redes varejistas que vendem notebooks, como Extra, Submarino, Americanas, entre outros. Assim, ao elevar o valor do equipamento do programa, o governo praticamente o iguala a alguns modelos que são vendidos no varejo, mas em até 12 vezes sem juros.
Inicialmente, o programa será testado em 64 cidades do país que fazem parte da Rede de Aprendizagem e que obtiveram maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) com base no ano de 2007. Em seguida, o programa será implantado em todas as capitais e posteriormente em todos os municípios. Ao todo, o programa deve atender cerca de 3,4 milhões de professores do ensino básico.
Os fornecedores e modelos dos computadores ainda não foram definidos pelo governo e as empresas interessadas terão de fazer o credenciamento no site do MCT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.