Uso de IA pode reduzir entre 5 e 10% das emissões de gases de efeito estufa

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Um novo relatório da aliança AI For The Planet (Inteligência Artificial para o Planeta, na tradução livre) feito em parceria com o Boston Consulting Group e com o BCG GAMMA, unidade de análise avançada de dados da consultoria, mostra que 87% dos líderes do setor público e privado, que trabalham com os temas de clima e inteligência artificial, acreditam que a IA é um ativo valioso na luta contra as alterações climáticas. A pesquisa, que aconteceu em 14 países e inclui o Brasil, ouviu mais de mil executivos com autoridade para a tomada de decisão sobre tecnologia ou iniciativas de sustentabilidade em suas empresas.

Intitulado "Como a Inteligência Artificial pode ser uma ferramenta na luta contra as mudanças climáticas", o relatório, divulgado globalmente hoje, mostra como a aplicação de análises avançadas de dados e IA aos desafios climáticos pode fornecer uma maneira transformadora de frear o aquecimento global. Apesar de 40% dos entrevistados afirmar que imaginam usar IA em seus próprios esforços climáticos, 78% e 77% deles reconhece a falta de conhecimento e o acesso limitado à tecnologia como obstáculos, respectivamente – 67% afirmam, ainda, não confiar nos dados e análises relacionados à IA.

"A capacidade única da inteligência artificial de coletar, completar e interpretar grandes e complexos conjuntos de dados significa que ela pode ajudar às empresas a adotarem uma abordagem mais bem orientada para combater as emissões de carbono e endereçar os riscos climáticos", diz Hamid Maher, diretor executivo e sócio do BCG e BCG GAMMA, e um dos autores do relatório. "No entanto, a maioria das soluções com essa tecnologia está espalhada pelo mundo, tende a ser de difícil acesso e não possui recursos para escalar o impacto. Precisamos derrubar essas barreiras", completa o executivo.

Usando a IA no combate às mudanças climáticas

De acordo com o levantamento do BCG, existem diversas maneiras de usar a inteligência artificial no combate às mudanças climáticas:

  • Mitigar: um dos principais usos da tecnologia é na medição, redução e remoção de emissões de gases de efeito estufa. Mais de 60% dos líderes entrevistados acreditam na geração de valor a partir dessas medidas. De acordo com o BCG, o uso de IA pode gerar reduções de 5% a 10% nas emissões de GEE, ou 2,6 a 5,3 gigatoneladas de CO2 se as medidas forem aplicadas globalmente.
  • Adaptação e resiliência: usar a tecnologia para prever os perigos relacionados à mudança climática ajuda, empresas e pessoas, a se prepararem ao que está por vir – a IA pode aprimorar as projeções de longo prazo, como o aumento do nível do mar, ou atualizar sistemas de alerta precoce para fenômenos como furacões ou secas.
  • Desenvolvimento: a inteligência artificial pode ser usada na pesquisa e educação sobre as mudanças climáticas, clarificando os riscos e incentivando o compartilhamento de informação.

Um importante caminho a ser percorrido

As possibilidades de uso de uma IA para frear a mudança climática é infinita, mas qualquer solução nessa direção precisa ser acessível e fácil de usar para ser bem-sucedida. Um bom modelo deve oferecer benefícios tangíveis ao usuário e recomendações que sejam claras, com um plano de ação simples. Dessa forma, se faz necessário um suporte significativo, que inclui acesso a investimentos, líderes e profissionais capacitados.

"A inteligência artificial promete ajudar a resolver a mudança climática, mas conseguirá fazer isso sozinha. A colaboração dos líderes – de empresas e países – precisam agir e trabalhar nas mudanças necessárias", diz Damien Gromier, fundador da AI for the Planet e um dos autores do relatório.

Convocação

A AI for the Planet está convidando todos os interessados a participarem de sua Chamada de Soluções, para apresentarem projetos em qualquer estágio de maturidade (estar pronto, pelo menos, para um piloto) e de qualquer setor, seja privado, público, acadêmico ou sem fins lucrativos. Cada projeto escolhido receberá um suporte de acordo com suas necessidades, e pode variar: desde um suporte comercial ou técnico, até relacionamento com investidores e desenvolvimento de network.

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