O mercado evolui e novas tendências surgem conforme a sociedade se adequa e o impulsiona para o futuro, como por exemplo, o surgimento da Internet e o seu atual momento – onde tudo se faz pela Rede, como o consumo através do e-commerce. Mas claro, com o aumento da presença online, as empresas passaram a enfrentar o desafio da vulnerabilidade aos incidentes de segurança. Se analisarmos essas mudanças, podemos ver que a tecnologia está sempre tentando se adaptar, se antecipar às ameaças e oferecer uma melhor experiência ao usuário. Existem muitas tecnologias presentes no cotidiano das empresas, mas desta vez, o foco é uma que não é tão mencionada, mas não deixa de ser importante: o Application Delivery Controller (ADC).
No início, o ADC era apenas um balanceador de carga. Ou seja, realizava o balanceamento de uma informação da web enviando os dados apenas para o servidor mais conveniente, sem realizar a análise em profundidade do mesmo. Basicamente, sua função de detectar a qual servidor enviar as informações era de acordo com o espaço livre, e seguia uma determinada sequência em relação a outros servidores disponíveis.
À medida que as empresas começaram a crescer tanto em número de funcionários quanto de clientes e, por consequência, em quantidade de informação, os ADC passaram a contar com novos recursos. Assim passaram não só a realizar o balanceamento de carga, mas analisar informações para identificar a maneira de ajudar o usuário a chegar mais rápido ao que está procurando. Outra novidade é o balanceamento de aplicativos, o que é útil para uma maior otimização de servidores, facilitando o acesso remoto às informações corporativas.
Avançando no tempo, chegamos aos dias de hoje, num ambiente de trabalho onde os funcionários estão cada vez mais móveis. Ambiente esse com acesso à informação a partir de qualquer dispositivo, com a computação em nuvem, informações corporativas que se movem com seus funcionários e acesso à Internet a partir de redes diferentes. Portanto, tornaram-se necessários ADCs muito mais robustos e flexíveis, os quais permitem que as organizações cresçam. Neste sentido, hoje um ADC é muito mais do que um balanceador de carga, ele também:
• Melhora a navegação na web;
• Permite o acesso remoto dos usuários às informações que necessitam;
• Tem diferentes níveis de autenticação para proteger as informações;
• Possui um firewall que restringe e protege contra hackers externos;
• É capaz de suportar grandes ondas de tráfego.
Por isso é fundamental identificar os ADCs como aliados incontestáveis dos ??datacenters. Especialmente no caso de empresas que têm um foco online muito forte (e-commerce, home banking, sites de universidades etc.) O ADC é o coração do datacenter, já que organiza e agiliza suas operações para atender as necessidades de negócio e as necessidades de seus funcionários e clientes.
André Gonçalves, Gerente da Área de Cloud Network da Citrix Brasil