Tablets e smartphones promovem a descentralização do call center

0

O call center como conhecemos hoje pode estar com os dias contados. Em vez de ocuparem espaçosos andares em prédios comerciais, repletos de atendentes sentados lado a lado com fones no ouvido e os olhos cravados nas telas luminosas de computadores, os call centers tendem a ser descentralizados, conferindo mobilidade aos funcionários para responderem aos chamados de qualquer lugar, a partir de dispositivos móveis conectados ao sistema. Talvez isso nunca aconteça plenamente, mas em certa medida começa a ser percebido entre empresas que fornecem sistemas para call centers. É o caso da Zendesk, que provê uma plataforma de contact center na nuvem para mais de 30 mil empresas no mundo, sendo 1 mil no Brasil. Atualmente, entre 10% e 15% dos tíquetes abertos em sua plataforma são respondidos por meio de dispositivos móveis. E a expectativa é de que essa participação dobre ao longo dos próximos 12 meses, prevê o country manager da Zendesk no Brasil, João Luis Olivério.

Os números apresentados não incluem respostas dadas por email a partir de dispositivos móveis, mas apenas aquelas realizadas por dentro dos apps da Zendesk. "Se considerarmos os emails o número seria maior. O futuro é a descentralização do call center", sentencia o executivo.

O sistema da Zendesk organiza todos os contatos feitos pelos consumidores através dos diferentes canais digitais mantidos por cada empresa (email, formulário em site, Twitter, Facebook etc) e os distribui para os atendentes a partir de regras pré-configuradas, que levam em conta o assunto do contato, palavras-chave presentes no texto etc. Os gerentes e os atendentes podem acessar o sistema pela web ou através dos aplicativos móveis da Zendesk, disponíveis para Android, iOS (iPhone e iPad), Blackberry e Windows Phone. Se quiserem, pode-se configurar para receber notificações na tela dos aparelhos. A plataforma pode ser integrada com os sistemas de cada empresa, como CRM e automação de força de vendas. É possível gerar relatórios e gráficos na tela sobre a incidência de chamados e suas resoluções.

A Zendesk cobra como serviço e seu preço varia de acordo com a quantidade de agentes cadastrados para acessar o sistema. Não há cobrança extra pelo acesso via dispositivos móveis. No Brasil, a empresa tem a NetMovies entre seus clientes. A Zendesk registra atualmente 750 mil tíquetes abertos por mês no País através da sua plataforma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.