A loja de artigos esportivos Decathlon decidiu terceirizar a sua infraestrutura de comunicação de dados e buscou no mercado um parceiro que oferecesse os equipamentos, a gestão e monitoração da sua rede, tanto para a demanda atual, quanto futura.
A tarefa foi atribuída à Cylk, integradora de soluções de tecnologia da informação (TI) e de telecomunicações, que utiliza equipamentos de rede da Juniper.
A empresa foi contratada para fornecer, também, suporte por meio dos serviços gerenciados através de um centro de operações de rede (NOC).
O projeto contempla o gerenciamento e a monitoração das redes local (LAN) e de longa distância (WAN), além da segurança das lojas e escritórios da Decathlon.
Já foram implantados os serviços de atendimento, gerenciamento e suporte para 14 lojas, dois escritórios, datacenter e depósito. Para 2013, o projeto se estenderá para mais dez novas lojas.
A expectativa da Decathlon é melhorar continuamente sua infraestrutura para que possa oferecer ao seu público o melhor atendimento. Monitoramento durante 24 horas por dia da rede para prevenir interrupções dos serviços das lojas e desgastes dos equipamentos; comunicação contínua entre as unidades e o escritório central e acesso sem-fio (Wi-Fi) gratuito para os clientes são apontados como alguns dos benefícios decorrentes do projeto.
A Decathlon conta com uma equipe especializada e capacitada para atender as demandas de infraestrutura de TI, alinhada com a expansão constante da empresa.
“A nossa expectativa com o atendimento desta primeira fase é expandir o contrato, seja dando consultoria, indicando as melhores soluções, prestando serviços e suporte e, se for necessário, prover treinamento para a equipe de operações”, afirma Carlos Kilinskas, gerente de contas da Cylk.
A Decathlon comercializa mais de 4 mil artigos esportivos de mais de 55 modalidades diferentes, tem uma rede 654 lojas espalhadas em 18 países, possui 16 marcas exclusivas e trabalha com grandes marcas internacionais.
- Varejo Esportivo