No ano em que comemora seu centenário, a Lorenzetti renova e expande o contrto com a TOTVS. Cliente há mais de 20 anos, a companhia contratou um novo ERP e outras soluções complementares, além de contratar o serviço de nuvem TOTVS Cloud, nas modalidades PaaS (plataforma como serviço) e IaaS (infraestrutura como serviço).
"Já usávamos outro ERP da TOTVS, que era bastante customizado para atender às nossas demandas. Tínhamos também uma infraestrutura de TI própria, que nos demandava bastante atenção e recursos. Com os movimentos de modernização, procuramos por soluções que se adequassem de forma mais prática à nossa empresa. Escolhemos a TOTVS como nossa parceira única de tecnologia pelas autoridade que a empresa tem quando o assunto é digitalização, por oferecer soluções que são constantemente atualizadas e também por ter um amplo portfólio de produtos que podem se integrar ao ERP para melhorar nosso dia a dia", afirma Marcio Krauser, gerente de TI da Lorenzetti.
No novo projeto de digitalização, a Lorenzetti escolheu implantar o TOTVS Backoffice – Linha Datasul, sistema de gestão especializado e muito aderente para as demandas de manufatura. Além da automatização de processos e rotinas administrativas, o software possibilita melhor visualização e controle dos processos de produção no chão de fábrica.
"O setor de manufatura vem passando por uma grande digitalização nos últimos anos, e aquelas empresas que consideram a tecnologia como parte estratégica de seus negócios sem dúvida estão se destacando. A Lorenzetti é uma delas, uma empresa brasileira e centenária, que segue investindo na digitalização e modernização do seu negócio. Esperamos continuar a atuar em conjunto, levando tecnologia de ponta a ponta para a operação", comenta Angela Gheller, diretora de produtos de Manufatura da TOTVS.
Além do sistema de gestão, a Lorenzetti contratou outras soluções complementares, como o MES by PPI-Multitask, que funciona como interface de comunicação entre as máquinas industriais e o ERP; soluções TOTVS RH para gestão do departamento pessoal; TOTVS Coleta e Entrega e TOTVS WMS para a gestão logística da operação; e TOTVS Fluig, com o portal do colaborador, proporcionando melhor comunicação com os 4.300 profissionais da companhia, além digitalização de fluxos e maior colaboração entre áreas.
Sobre a adoção da nuvem da TOTVS, Krauser comenta: "Tínhamos uma estrutura com 76 servidores internos, o que demandava muito trabalho operacional da equipe. Fizemos um estudo sobre as nuvens disponíveis e entendemos que centralizar esse ponto também na TOTVS era a melhor opção. Dessa forma, todas as ferramentas conversam no mesmo ambiente e, também, se integram melhor ao ERP, ajudando nossa estratégia de redução de custos com infraestrutura de TI".
A partir de agora, a Lorenzetti conta com a TOTVS Cloud no modelo PaaS (plataforma como serviço) para a gestão de seus sistemas TOTVS e com a modalidade IaaS, de infraestrutura como serviço, para a administrar também seus softwares terceiros.
Toda a administração dos ambientes PaaS e IaaS são realizados por meio do T-Cloud, plataforma exclusiva da TOTVS Cloud para a gestão das aplicações na nuvem, por onde é possível realizar ações como contratação e configurações de recursos, gestão de regras de acesso, backup e restore das máquinas virtuais, monitoramento dos recursos contratados, entre outras funcionalidades, tudo isso com total autonomia.
"O modelo IaaS da TOTVS Cloud chegou para atender uma grande necessidade de nossos clientes. Sabemos que sistemas em nuvem são cada vez mais uma realidade no das empresas e a possibilidade de executar e integrar todos eles em uma mesma nuvem e com alta performance traz um diferencial e um ganho de produtividade importante", afirma Vinicius Mendes, diretor-executivo da TOTVS Cloud.
Com esse movimento, a Lorenzetti agora tem uma comunicação muito mais rápida entre os sistemas TOTVS e softwares terceiros em um ambiente seguro, eficiente, a uma velocidade de rede local e com baixíssima latência, o que promove a otimização da performance e agilidade no uso das soluções em nuvem e aumento da disponibilidade de dados. Esse investimento também tirou a internalização da TI, reduzindo custos de mão-de-obra e infraestrutura com data center próprio.