Totvs: vendas no modelo de SaaS crescem 10%

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Atualmente, as as vendas de software da Totvs na modalidade de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês)crescem 10%. Apesar do número ser promissor, a empresa entende que ainda existem algumas barreiras, como a questão da segurança, que impedem a adoção em massa do modelo.
Segundo Weber Canova, vice-presidente de tecnologia, inovação e qualidade da Totvs, é justamente levando em conta essa insegurança das empresas que adotam SaaS que a Totvs pretende conquistar boa parte desse mercado com seus softwares. O executivo participou do Software Innovation – 2009, realizado na quarta e quinta-feira, 6 e 7, em São Paulo, para discutir e apresentar tecnologias, soluções e novos modelos de negócios para o segmento. O evento é promovido pela revista TI INSIDE e organizado pela Converge Comunicações.
"Quanto mais confiança a infraetrutura do fornecedor passar, mais as empresas adotaram o modelo de SaaS. A marca vai avalizar o peso da decisão das empresas na hora de optar por SaaS, principalmente na questão de confiança. Por isso, acreditamos que teremos muita demanda", afirma Canova.
O executivo avalia que a maior adoção de SaaS está ocorrendo, principalmente, entre as médias empresas. Isso porque, observa ele, as pequenas empresas que não dependem de muita transferência de dados não apostarão na solução de SaaS e preferirão investir em hardware, já que não se trata de um aporte significativo, devido à baixa necessidade de banda.
As grandes empresas, continua Canova, também não irão aderir ao modelo nesse primeiro momento, pois já têm uma robusta infraestrutura de TI e preferirão comprar as licenças e gerenciar internamente. "Apenas quando precisarem realizar novos investimentos em infraestrutura que as grandes empresas pensarão em adotar SaaS", avalia.
Diante desse cenário, Canova acredita que o mercado de SaaS só deverá estar totalmente consolidado e com maturidade dentro de quatro a cinco anos. "Somente após esse tempo teremos uma nova realidade do mercado de TI, preponderantemente baseado em serviços."
O boom do mercado de SaaS e cloud computing está mais distante do que se previa, diz Canova, ressaltando que a empresa já está preparada para o cenário de maturidade do mercado de software como serviço e que continuará investindo em data center. "Temos data center preparado para mais uns cinco anos e ainda temos área para expandir", frisa.
Outra barreira apontada pelo executivo da Totvs que está impedindo a rápida adoção do SaaS pelas empresas é o financiamento oferecido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que está fornecendo financiamentos para projetos de TI de até R$ 250 mil. "Com isso, as empresas optam pó comprar tanto o hardware quanto as licenças em vez de adquirir o modelo de serviço. A licença o cliente pode até comprar por leasing", conclui Canova.

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