Twitter processa governo dos EUA por censurar divulgação de pedidos de dados de usuários

0
12

O Twitter entrou com um processo contra o governo americano na terça-feira, 7, alegando que o Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) e o Federal Bureau of Investigation (FBI) estão violando seus direitos de liberdade de expressão, ao restringir a divulgação da quantidade de solicitações de segurança nacional que a rede de microblogs recebe do governo. A informação é do The Wall Street Journal.

No processo aberto na Corte Distrital do Norte, na Califórnia, o Twitter pede a capacidade de publicar o número e o tipo de solicitações que recebe do governo sobre dados dos usuários com mais detalhes, rejeitando o acordo firmado entre o governo americano com gigantes da tecnologia como Facebook e Google, o qual estabelece às empresas poder publicar os pedidos de dados que o governo faz apenas com números abstratos, como entre "0 e 999?.

"Nossa capacidade de falar foi restringida por leis que proíbem e até criminalizam um provedor de serviços como nós de divulgar o número exato de pedidos de segurança nacional recebidos, mesmo que esse número seja zero", declarou Ben Lee, assessor jurídico do Twitter, em um post no blog da empresa.

O aumento de solicitações de governo vem na esteira das revelações sobre o programa de vigilância da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA), desde que começaram a vazar em 2013.

Deixe seu comentário