Parceria entre PUC-RS e Huawei foca em cidades inteligentes

0
1

A Huawei também anunciou nesta quinta, 8, uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) par a criação de um centro focado em cidades inteligentes, o Smart City Innovation Center. A iniciativa será localizada capital gaúcha e conta com parceria com a Companhia de Processamento de Dados do RS (Procergs) e do Centro Integrado de Comando da Prefeitura de Porto Alegre (Ceic).

A estrutura física será inaugurada no primeiro semestre de 2016. De acordo com a fornecedora chinesa, isso permitirá a aceleração da construção e homologação de softwares que vão "compor soluções que já estão em desenvolvimento desde março deste ano". Entre os projetos está uma prova de conceito de iluminação pública inteligente e a integração do feed de câmeras de monitoramento da cidade com o Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O plano é interconectar tudo por meio da solução de banda larga móvel em faixa de segurança, o eLTE, e criar uma espécie de "sistema operacional da cidade", que traz uma interface comum e API para desenvolvimento de aplicações.

"O centro é um ambiente aberto para parcerias, não quer dizer que seja só com a Huawei, que nos fornece estrutura de comunicação e tecnologia, é aberto", declara o professor pesquisador na Faculdade de Informática (Facin) da PUC-RS, Fabiano Hessel. Ele cita como próxima provável parceira a fornecedora de sistema de telemetria das ambulâncias do SAMU, a LifeMed. "Na primeira quinzena de dezembro a gente espera integrar o Centro de Comando e Operação com o SAMU e o Centro de Inovação de cidades inteligentes", declarou ele.

Deixe seu comentário