A Chemtech transformou os tablets em ferramentas de trabalho para a Coca-Cola no Brasil e no México. A partir de 2012, as unidades da maior fabricante de refrigerantes do mundo instaladas nos dois países terão à disposição um sistema que permite realizar auditorias ágeis e eficientes das máquinas de produtos Coca-Cola instaladas em lanchonetes e redes de fast food.
São os equipamentos que fazem a mistura da bebida (xarope, água e cabonatação) dos quais os atendentes tiram o refrigerante e dispensam o produto direto para consumo. As informações geradas pelo novo sistema serão envidadas para Atlanta, nos Estados Unidos, para serem inseridas no banco de dados central da companhia.
Trata-se de uma aplicação para tablets, que vai centralizar e gerenciar todas as informações coletadas pelos auditores da Coca-Cola durante a avaliação de seus equipamentos, o que dispensará a utilização de planilhas tradicionais. Para desenvolver o novo sistema, a Chemtech vem trabalhando diretamente com os futuros usuários no Brasil e México.
“Este é um projeto piloto, que, se implementado com sucesso, poderá ser expandido para uso em todo o mundo”, conta Alessandra Mendes, analista de sistemas plena que trabalha na Chemtech com mais cinco pessoas na criação do sistema. Uma delas é a designer Mariana Lucchesi, responsável pelo layout que será aplicado para o sistema operacional iOS, da Apple, e o Android 3.2, do Google.
“É uma linguagem diferente, pois envolve outro tipo de interação do usuário com o aparelho. No tablet, o toque influencia diretamente na forma e no conteúdo. Por isso, temos a preocupação com a usabilidade. Queremos tornar a ferramenta mais fluida possível”, ressalta Mariana. “O maior desafio é adaptar este site também para outros dispositivos como celulares e computadores comuns. Esse foi o pedido do cliente e esperamos atendê-lo da melhor forma”.