A Fundação Cásper Líbero, responsável pela administração não só da própria fundação, mas também da TV Gazeta, Rádio Gazeta FM, do site A Gazeta Esportiva e da Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, visando expandir o controle e segurança ao acesso de sua rede, implementou a solução para balanceamento de carga dos servidores e controle da rede interna, baseada em dois equipamentos do modelo AX-1000 da A10 Networks.
Os equipamentos integram a família AX Series que provê uma solução avançada de gerenciamento de tráfego e é capaz de ampliar a disponibilidade das aplicações, melhorar o desempenho e garantir rápido acesso aos usuários. Os equipamentos foram implementados pela Akcela Software e pela equipe interna da Fundação Casper Líbero, com apoio dos engenheiros da A10 Networks no Brasil. A Akcela é uma empresa brasileira, parceira da A10 Networks e com forte atuação na área de networking, application delivery, security e mobile management.
Segundo Flávio Roder, gerente de tecnologia da Fundação Cásper Líbero, a estrutura de rede anterior da instituição era sólida e atendia em grande parte as necessidades. No entanto, para responder à complexidade das novas demandas era preciso atualizar os equipamentos e complementar o leque de soluções existentes.
Com mais de mil funcionários e um volume elevado de usuários, a Fundação necessitava mais aumentar a resiliência e a disponibilidade do que a velocidade. Mesmo assim, após a implementação do AX-1000, foi possível alcançar a capacidade de tráfego de 2GB por segundo, ou seja, uma capacidade de processamento do hardware 100% superior do que a encontrada na infraestrutura anterior. Com esse cenário, o ambiente da organização está totalmente preparado para melhor lidar com a complexidade de aplicações e os picos de tráfego, além de proporcionar uma experiência mais rápida do usuário.
"Embora nosso sistema anterior não estivesse falhando ou emperrando a entrega de serviços, decidimos adotar uma tecnologia mais avançada que permitisse também facilidade no gerenciamento com um controle do tráfego de rede centralizado", comenta Roder.
A escolha pela tecnologia A10 foi realizada conjugando aspectos relacionados á capacidade de processamento, os recursos técnicos, as políticas de licenciamento e os custos com aquisição e manutenção.
"Além dos fatores financeiros que nos direcionaram à compra dos equipamentos, facilidade de implementação e a similaridade entre equipamentos de mesma categoria, benefícios de negócios como alto desempenho, aumento da produtividade da equipe, maiores disponibilidade de rede, aproveitamento de recursos e capacidade de adaptação do sistema são visivelmente perceptíveis", ressalta Roder.
A Fundação Cásper Líbero já conta com o apoio da Akcela há alguns anos para elaboração de outros projetos em sua rede. "Já conhecíamos a Akcela e isso nos trouxe confiança para adquirir os produtos da A10. Os recursos disponíveis foram determinantes. No entanto, o fato de empresas do mesmo segmento já estarem com o produto em operação e apresentarem resultados favoráveis, nos mostraram o grande potencial dos equipamentos em comparação com as outras marcas. Isso nos deu a segurança suficiente para fazer a substituição, dispensando até mesmo a prova de conceito em ambiente real", explica o gerente de TI.
Segundo ele, a implementação também foi rápida e não levou mais do que uma semana entre a instalação física, configuração pelo engenheiro de sistemas da A10 e a transferência de conhecimento à equipe interna.
Atualmente, a Infraestrutura de rede é composta por um datacenter capaz de atender até 500 servidores, alocados fisicamente em servidores ou em soluções de virtualização e conectados a switches de alta capacidade, que por sua vez estão ligados aos equipamentos da A10. Todo o tráfego da rede, tanto o interno como o de navegação de internet, passa pelas duas unidades do AX-1000, que são o núcleo da rede e exercem as tarefas de balanceamento de carga, roteamento entre as vlans e listas de controle de acesso.
- solução da A10 Networks