Atualizar o modelo de gestão e diminuir a burocracia nos processos internos de RH foram os objetivos que levaram a Sodexho Pass ? divisão do grupo francês Sodexho no segmento de cartões e vouchers de benefícios ? a contratar a ProPay, empresa de terceirização de processos de negócios que envolvem administração de pessoal, folha de pagamento e gestão de benefícios.
Além de transferir a ProPay todos os processos relacionados à folha de pagamento, a Sodexho Pass também incluiu no projeto a criação e manutenção de um portal de RH e controle de ponto de 350 funcionários. "Por não fazer parte do nosso core, é muito mais interessante do ponto de vista financeiro e operacional, optar pela terceirização desse tipo de serviço", diz Ariel Santana, gerente de informática da companhia.
Antes da terceirização, Santana conta que esses processos eram feitos em planilhas do Excel e documentos do Word. ?Essas ferramentas não estavam mais acompanhando o crescimento da empresa. Nossa necessidade era por informações mais precisas e atualizadas, que fossem geradas automaticamente, sem envolver processos manuais?, explica.
Segundo ele, o processo automatizado facilitará a tomada de decisão das gerências, que terá total autonomia para acessar informações, por meio do portal de RH da ProPay. ?Com o Portal, os gerentes podem formular relatórios, solicitar promoções, verificar freqüência, enfim, extrair informações de maneira rápida e integrada, diminuindo a burocracia nesses processos?, conclui Santana.
No Brasil, a Sodexho Pass tem faturamento anual de R$ 2,2 bilhões e atende, por meio das 16 filiais distribuídas pelo país, mais de 20 mil empresas clientes. A companhia oferece seus serviços através de uma rede de mais de 200 mil estabelecimentos afiliados, restaurantes, supermercados, farmácias e lojas de brinquedos.