A intenção dos consumidores paulistanos de adquirir um bem pela internet no período de abril a junho deste ano apresentou queda de 9,3 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre de 2012. Segundo levantamento divulgado nesta terça-feira, 9, pelo Programa de Administração do Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a Felisoni Consultores Associados, feito com moradores da capital paulista, 76,5% mostraram intenção de comprar algum bem online no segundo trimestre, enquanto no mesmo período de 2012, o índice havia ficado em 85,8%. O recuo coloca o indicador no patamar mais baixo na comparação com os últimos 16 trimestres.
Quando comparado ao primeiro trimestre deste ano, quando a intenção de compra pela internet foi 83,9%, houve recuo de 7,4 pontos percentuais. A medição é feita em parceria com a empresa de monitoramento de comércio eletrônico e-bit. O gráfico com os últimos índices pode ser visto abaixo (clique na imagem para ampliar).
Já em relação a intenção dos consumidores de adquirir um bem durável em lojas físicas, no período de abril a junho deste ano, apresentou alta de 2,4 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre do ano. Segundo a pesquisa, 59,2% dos paulistanos mostraram intenção de comprar esse tipo de bem no segundo trimestre deste ano. No mesmo trimestre de 2012, o índice havia ficado em 58%.
Sempre achei que uma hora ia da uma queda…