ABES promove iniciativa "Uma Empresa Ética"

0

No último dia 1 de abril, foi sancionada a Lei de Licitações nº 14.133/21, que evidencia a importância dos programas de integridade. O documento estabelece regras gerais para licitações e contratos das administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados e dos Municípios. Alinhada à nova lei de licitações, a ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software vem promovendo a iniciativa Uma Empresa Ética, no qual oferece gratuitamente aos associados os requisitos básicos para um adequado programa de integridade: curso sobre compliance e ética, modelo de política de compliance e canal de denúncias, além de certificado para quem cumprir todos os requisitos.

"Nos últimos anos, o Brasil tem vivido um movimento para combater a corrupção e estabelecer a ética e mais transparência nas relações que as empresas mantêm com seus colaboradores, clientes, fornecedores, órgãos públicos e demais organizações. Essa abordagem tornou-se fundamental para o sucesso de qualquer negócio, por isso incentivamos as corporações a serem comprometidas com a disseminação e o cumprimento de seus valores", explica Rodolfo Fücher, presidente da ABES.

Segundo Carolina Marzano, Compliance Officer e Coordenadora de Comitês da ABES, além de possibilitar o fechamento de contratos e amenizar eventuais penalidades, a cultura da ética e da integridade deve ser implementada em uma empresa por respeito às leis, à concorrência leal e a um ambiente de negócios idôneo. "Corporações comprometidas com a disseminação e o cumprimento de seus valores são cada vez mais reconhecidas pelo mercado e pelos consumidores", completa.

O apoio às associadas é fornecido pelo departamento jurídico e pela compliance officer da associação, que esclarece dúvidas e promove treinamentos periódicos. Todas as informações e os meios para adesão ao programa estão disponíveis no site, que passou por recente atualização de conteúdo e modernização do visual.

A iniciativa Uma Empresa Ética também está disponível para as startups que participam do programa ABES Startup Internship, que visa fortalecer o empreendedorismo no Brasil, oferecendo acesso aos serviços da ABES sem custo por 6 meses. Para mais informações, acesse aqui.

A ética é um ativo das empresas

Um programa de ética tem um valor tangível, pois ele melhora a reputação, a produtividade e, também, os resultados financeiros, sendo fundamental para empresas que realizam ou almejam contratos com a Administração Pública.

A ABES tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Por isso, entende que o papel da entidade é o de assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico e competitivo globalmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.