A receita com publicidade e serviços de provimento de acesso à internet continuou puxando o lucro do UOL no primeiro trimestre do ano. Assim como ocorreu nos três meses anteriores, a propaganda online e o provimento de acesso, principalmente o de banda larga, foram os itens que mais cresceram no período.
A receita com anúncios online somou R$ 53 milhões, um crescimento de 56% na comparação com o mesmo trimestre de 2007. Esse crescimento deveu-se principalmente ao aumento do número de anunciantes de publicidade de marca e ao crescimento da receita com novos produtos lançados ao longo do ano passado. Já a receita líquida com serviços de acesso à internet e outros foi de R$ 137,4 milhões no trimestre, um crescimento de 17% sobre o mesmo período de 2007.
A receita com assinaturas foi de R$ 129,5 milhões, o que representou um crescimento de 2% sobre o mesmo período de 2007. Segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (9/5), tal crescimento é resultado do aumento da base de assinantes pagantes, que atingiu 1,7 milhão em março, representando um crescimento de 4% sobre a base do mesmo período do ano passado. Deste total, 1 milhão eram assinantes de banda larga, representando um crescimento de 20% sobre a base de assinantes de março de 2007.
O lucro bruto trimestral do UOL atingiu R$ 81,2 milhões, representando um aumento de 21% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. A margem bruta (lucro bruto dividido pela receita líquida) foi de 59% no trimestre, o que significou um aumento de 2 pontos percentuais sobre a margem bruta registrada no primeiro trimestre de 2007. Já o lucro líquido totalizou R$ 24,7 milhões, representando um crescimento de 11% em relação a igual período de 2007.
A geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de despesas financeiras, impostos, depreciação e amortizações) foi de R$ 35 milhões no trimestre, cifra 17% superior à apurada um ano antes. A margem Ebitda ficou em 25%, mantendo-se estável em relação a igual período do ano anterior. Excluindo-se o impacto de resultados excepcionais em ambos os períodos, o Ebitda apresenta crescimento de 29% em relação ao mesmo trimestre de 2007.
Contribuiu também para o bom desempenho do UOL no trimestre a parceria estratégica, fechada em fevereiro, com a Digiweb para de reforçar ainda mais seu posicionamento no mercado de hosting. O acordo tem os mesmos moldes do negócio realizado com a Plug In, e assim o portal assume o serviço de hospedagem de sites e os data centers da Digiweb, que por sua vez, continua atendendo aos clientes e operando os serviços para o UOL.