Varejo farmacêutico ganha plataforma de engajamento em tempo real

0

A Stefanini Inspiring e a Febrafar  implementam plataforma de engajamento em tempo real nas redes associativistas de farmácias afiliadas à Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), com o objetivo de dinamizar o relacionamento com o consumidor, estreitando e personalizando ainda mais o atendimento das farmácias do universo da Federação. A solução é baseada na plataforma de engajamento da Inspiring – Inspiring Engagement Platform –, que permite o gerenciamento da jornada de valor do cliente, a partir de ofertas individualizadas e em tempo real.

"Junto de suas afiliadas, a Febrafar é responsável por difundir boas práticas de gestão, viabilizar o acesso à tecnologia de ponta e compartilhar expertise no negócio. A partir destas ferramentas, as farmácias afiliadas conseguem prestar um serviço de excelência aos seus clientes de forma competitiva, sendo reconhecidas por uma política de preços arrojada e um atendimento personalizado. A partir destes alicerces, a Febrafar e a Inspiring uniram forças e juntas construíram o aplicativo do PEC, integrado à plataforma de engajamento da Inspiring. Este aplicativo permite que cada loja faça o atendimento personalizado do seu cliente, por meio de um chat, e também o gerenciamento da jornada de valor deste cliente", afirma Felipe Prada, da Stefanini Inspiring. .

Além do aplicativo, a Inspiring, em parceria com a Febrafar, realizou o trabalho de consultoria em analytics, que resultou na microssegmentação da base de clientes do PEC. O esforço conjunto resultou numa estratégia de relacionamento e gerenciamento da jornada de valor dos clientes das farmácias.

O PEC, viabilizado pela Febrafar, tem como finalidade oferecer para as farmácias uma política de preços competitiva, profissional e inteligente, por meio da concessão individualizada dos descontos, levando em consideração as características específicas de cada medicamento e local de atuação. Assim, ele é um robusto sistema de CRM com milhões de clientes cadastrados em todo Brasil.

"Essa parceria é de grande importância e muito positiva para a Febrafar. Todo o trabalho é pautado pela inovação, oferecendo ao público o que há de mais atual no mercado. Com certeza, passaremos a um novo patamar em nossos trabalhos, pois, com esse aprimoramento do PEC, passaremos a ter um cuidado maior também com o pós-venda. Além de possibilitar a oferta de um grande número de informações aos clientes, independente do local onde estejam. Para os nossos associados será uma forma de atuarem com uma ferramenta de ponta", detalha o presidente da Febrafar, Edison Tamascia.

Diferenciais

Nesta oferta, a Inspiring posicionou dois dos seus produtos: a Inspiring Engagement Platform e o Inspiring Business Process Server. A primeira auxiliou a Febrafar no engajamento de clientes e da força de vendas, por meio de campanhas de incentivos, games, cupons de desconto e enquetes.

De acordo com João Mota, presidente da Inspiring, a orquestração cuidadosa da jornada de decisão do consumidor é incrivelmente complexa, uma vez que é preciso considerar diferentes expectativas, mensagens e recursos associados a cada canal. O Inspiring Business Process Server apoia a automação de processos de negócio, estando preparado para lidar em tempo real com grandes volumes de transações e dados, além de executar a integração com os atuais sistemas de informação da empresa.

"Combinados, os dois produtos atuam em tempo real, proporcionando ao cliente uma jornada de valor baseada numa comunicação personalizada, fluida, eficaz e transparente. Em conjunto, proporcionam à farmácia capacidade de oferecer aos seus clientes vantagens, informações, produtos ou serviços personalizados", diz João Mota.

As soluções da Inspiring, quando combinadas, atuam em conjunto, de forma a acelerar os projetos de implantação, viabilizando um TCO (custo total de operação) competitivo. O tempo para implementação das soluções duram aproximadamente de 3 a 4 meses, a depender do conjunto de funcionalidades a explorar e das integrações a serem realizadas.

Eficiência e engajamento

Atualmente, o programa de fidelidade que a Febrafar já viabiliza em sua comunidade de associados, a partir do PEC, atinge mais de 5 milhões de clientes finais. O sucesso do PEC é evidenciado pelos resultados que as lojas associadas demonstram, experimentando um crescimento anual de vendas bastante acima do mercado em geral, por volta de 18% a 20%.

O aplicativo idealizado e construído pela Inspiring e Febrafar está disponível no Google Play e na Apple Store desde 20 de maio de 2016 para duas associadas da Febrafar. "Ao longo deste ano estamos lançando o aplicativo para as outras redes associadas à Febrafar. Neste contexto, a nossa meta é alcançar 60%, taxa média de penetração do smartphone no Brasil, da base do PEC, ou seja, cerca de 3.000.000 clientes com o aplicativo, além de atuar por meio dos outros canais em 100% da base de clientes", finaliza Mota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.