Relatório da 5G Americas e da Rysavy Research Analisa Crescimento e Impacto da Tecnologia 5G

0
25

A quinta geração de comunicações celulares sem fio, a "5G", mantém sua trajetória em 2020 com mais de 105 redes 5G já em operação no mundo inteiro. Hoje, a 5G Americas, a associação setorial e a voz da 5G e LTE para as Américas, divulgou um relatório produzido pela Rysavy Research chamado 5G Global: Ascensão de uma tecnologia transformacional, destacando a crescente relevância da 5G e seu impacto em cada aspecto de nossas vidas.

Chris Pearson, Presidente da 5G Americas, disse "A evolução 5G chegou, com a emergência de novos casos de uso nos setores corporativo e de consumo aproveitando da maior velocidade de transmissão de dados, menor latência e capacidade de administrar um número imenso de dispositivos conectados. É uma época muito interessante para o setor com muitas oportunidades de inovação".

Com a conclusão das especificações 3GPP para o Release 15 e 16, https://www.5gamericas.org/global-5g-rise-of-a-transformational-technology/e o Release 17 já em desenvolvimento, o relatório 5G Global: Ascensão de uma tecnologia transformacional analisa as principais novidades do setor celular sem fio de hoje e de amanhã:

• a 3GPP concluiu as especificações do Release 15 e Release 16, influenciando casos de uso muito além da LTE
• O desenvolvimento do Release 17 começou para definir suporte para dispositivos de baixa complexidade, operação em 52,6 a 71 GHz, satélites, múltiplos SIMs e transmissão e multicast NR.
• As operadoras estão migrando para arquiteturas independentes com o objetivo de reduzir a latência de suas redes, ampliar a cobertura, abordar a IoT industrial e simplificar suas operações
• Formação de feixes e MIMO massivo agora possibilitam o aproveitamento do espectro acima de 6 GHz e melhoram o desempenho em bandas mais baixas.
• A adoção da Internet das Coisas (IoT) está crescendo rapidamente, com a previsão de dezenas de bilhões de novos dispositivos conectados durante a próxima década.
• O setor já está implementando versões da LTE com capacidade de operar no espectro não licenciado, e especificações já existem para a operação 5G na mesma faixa.
• A Edge Computing e inteligência artificial estão criando novas arquiteturas de rede que oferecem latência ultra baixa, reduzem o custo operacional das redes e suportam novos tipos de aplicativos.

Esse relatório da 5G Americas aborda a crescente importância das comunicações sem fio, o impacto da 5G e sua evolução durante a próxima década, e como a IoT convencional e industrial, as comunicações celulares, o desenvolvimento de espectro, as principais tecnológicas de habilitação, as novidades da 4G LTE, os releases 3GPP, o acesso fixo sem fio, o suporte para voz, a segurança pública e a expansão de capacidade devem evoluir para criar uma sociedade cada vez mais conectada.

Peter Rysavy, autor do novo relatório, disse que "Existe um foco mais intenso do setor sem fio, do setor corporativo e dos governos na tecnologia 5G. A pandemia do COVID-19 demonstrou que a tecnologia sem fio é um fator crítico para manter a sociedade conectada em condições difíceis. O relatório avalia o que a 5G pode fazer hoje e como ela deve evoluir durante a próxima década".

Deixe seu comentário