A SAP realizou semana passada a cerimônia de inauguração da nova sede do SAP Global Service Center em São Leopoldo/RS. A finalização da obra e a mudança ao novo prédio estão previstas para dezembro de 2008. ?É importante contar com um ambiente de trabalho que inspire os colaboradores em torno da inovação e motivação. O prédio foi projetado especialmente para a SAP pelo arquiteto Eduardo de Almeida com base em um conceito chamado Ideation? comenta Erwin Rezelman, Presidente do SAP Global Service Center.
A primeira fase do projeto proverá espaço para 400 funcionários e seguirá os padrões LEED Gold de construções que se preocupam com o meio ambiente. ?A SAP é a empresa de software com a melhor classificação do Índice de Sustentabilidade da Dow Jones e é nossa responsabilidade cuidar do meio ambiente da melhor forma possível?, afirma Rezelman. O prédio deverá ser o primeiro no Rio Grande do Sul a receber a certificação da LEED Gold. O processo de certificação envolve desde o projeto, construção final até a rotina operacional do prédio.
Em junho de 2006, o SAP Global Service Center foi inaugurado com apenas 20 colaboradores. A organização cresceu e hoje abriga mais de 160 pessoas. ?Escolhemos São Leopoldo, Rio Grande do Sul, por conta da grande oferta de talentos, potencial de crescimento e considerando os custos mais baixos?, explica Rezelman.
O SAP Global Service Center provê suporte às operações da empresa nas Américas, porém é parte de uma estrutura de desenvolvimento global. As áreas de competência dessa estrutura compreendem o desenvolvimento de soluções focadas nas necessidades dos clientes até a localização dos produtos SAP voltados ao mercado de médias empresas.
Dessa forma, habilidades de desenvolvimento de softwares e fluência na língua inglesa são capacidades valorizadas nesses colaboradores, que consomem grande parte do seu dia lidando com clientes, parceiros e colegas de fora do Brasil.
Com a perspectiva de crescimento da operação, a SAP pretende investir ainda mais na contratação de treinamento de candidatos qualificados e trabalhar em parceria com universidades locais para garantir a oferta desses profissionais ao mercado. Essas intenções também beneficiarão empresas parceiras e clientes da SAP da região.