Cada vez mais os dispositivos móveis estão se tornando os primeiros a serem usados para o consumo de comunicação e conteúdo, de acordo com pesquisa do Gartner. Nas economias emergentes, os usuários estão adotando smartphones como seus dispositivos móveis exclusivos, ao passo que, nas economias desenvolvidas, os equipamentos multidispositivos estão se tornando a regra, com os tablets crescendo a taxas mais rápidas do que qualquer outro equipamento de computação.
Dessa forma, o Gartner prevê que, até 2018, mais de 50% dos usuários partirão primeiramente para um tablet ou um smartphone para realizar todas as atividades on-line.
"O padrão que emergiu para quase todos os consumidores, com base na acessibilidade dos dispositivos, é utilizar primeiramente o smartphone como ferramenta em trânsito, seguido pelo uso do tablet nas sessões mais longas, e o PC cada vez mais reservado para tarefas mais complexas", diz Van Baker, vice-presidente de pesquisas do Gartner. "Esse comportamento se adapta para acomodar itens vestíveis à medida que se tornam mais disponíveis para os usuários. Com o crescente uso da voz, dos gestos e outras modalidades junto aos consumidores, e à medida que as tarefas de consumo superam as tarefas de criação de conteúdo, os usuários se afastam ainda mais dos seus PCs".