Publicidade
Início Notícias Negócios Assistentes de voz vão revolucionar o varejo nos próximos três anos

Assistentes de voz vão revolucionar o varejo nos próximos três anos

1
Publicidade

Os assistentes de voz se tornarão a forma dominante de interação entre varejistas e consumidores nos próximos 3 anos. Pesquisa divulgada pelo Instituto de Transformação Digital da Capgemini, revela que, neste período, os clientes que utilizarem a tecnologia estarão dispostos a gastar 500% a mais do que atualmente com este modo de interação.

Intitulado “Conversational Commerce: Why Consumers Are Embracing Voice Assistants in Their Lives,” (em livre tradução, “Comércio Conversacional: por que os Consumidores Estão Inserindo Assistentes de Voz em Suas Vidas”), o estudo revela a maneira como os consumidores estão usando dispositivos de assistentes de voz e, ainda, as oportunidades que este comportamento traz para as empresas se conectarem com seus clientes.

O estudo, que ouviu mais de 5 mil consumidores nos Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha, identificou que os consumidores estão desenvolvendo uma forte preferência pela interação com as empresas usando assistentes de voz.

Algo como 24% dos entrevistados prefere usar um assistente a um website. Este mesmo contingente deve saltar para 40% nos próximos 3 anos, enquanto 31% dos entrevistados acredita que, nesse período, dará preferência a interação com assistentes de voz no lugar de visitar pessoalmente uma loja ou uma agência bancária – comparado com os atuais 20%.

Os usuários de assistentes de voz gastam 3% do total de seu tíquete de consumo em compras realizadas por meio da tecnologia, número que deve aumentar para 18% nos próximos 3 anos, reduzindo-se a participação de lojas físicas (45%) e sites (37%).

Enquanto a transmissão de músicas e a busca por informações continuam a ser os usos mais populares para os assistentes de voz, 35% dos entrevistados também afirmou fazer compras de produtos, tais como alimentos, artigos para o lar e de vestuário. E, apesar de 28% dos usuários já terem utilizado a tecnologia de voz para pagamentos ou para transferir dinheiro, 44% deles têm interesse em a utilizar para transações bancárias, de acordo com a maior disponibilidade de atendentes remotos inteligentes habilitando funções como pagamentos de cartão de crédito via voz.

Os consumidores que utilizam assistentes de voz veem a experiência como extremamente positiva, com 71% deles satisfeitos com a utilização da tecnologia. Com 52% dos usuários apontando aspectos como conveniência, a capacidade de ter as mãos livres para fazer outras coisas (48%) e a automação das tarefas de compras rotineiras (41%) como as principais razões pelas quais preferem usar assistentes de voz em aplicativos e sites móveis.

No entanto, a capacidade dos dispositivos entenderem seu usuário humano ainda é considerada crítica: 81% dos compradores esperam que a modalidade compreenda mais claramente sua dicção e sotaque. O relatório também revelou que os assistentes são mais populares entre os consumidores na faixa etária dos 33 aos 45 anos e que quase 1 em cada 5 (algo como 17% deles) dispõe de um rendimento familiar anual (antes de impostos) de mais de US$ 100 mil.

As marcas que forem capazes de fornecer boas experiências com assistentes de voz gerarão mais negócios e terão uma reputação positiva por meio da comunicação boca-a-boca. O relatório descobriu que 37% dos usuários de assistentes compartilhariam uma experiência positiva com seus amigos e familiares e que até 28% dos não-usuários atuais gostariam de utilizar com mais frequência uma marca depois de vivenciarem uma experiência positiva. Isso equivale a um sério aumento financeiro potencial, uma vez que os consumidores estão dispostos a gastar 5% a mais com uma marca depois de terem uma boa experiência com um assistente.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile