A MSA-INFOR, desenvolvedora especializada em outsourcing de serviços de TI, acaba de entrar para o terceiro nível do Capability Maturity Model Integrated (CMMI), que atesta o nível de maturidade da empresa no desenvolvimento de softwares. A MSA-INFOR foi a vigésima primeira empresa brasileira a entrar no grupo e aponta os ganhos do reconhecimento na evolução do desenvolvimento de softwares para atender às exigências impostas por políticas organizacionais e aos anseios e necessidades dos clientes finais.
Cássia Rodrigues Leite, coordenadora de gestão de qualidade da MSA-INFOR, comemora o reconhecimento ao avaliar que nos próximos cinco anos o mercado mundial de softwares deverá triplicar, atingindo os US$ 900 bilhões em ativos. ?O mercado vê com bons olhos empresas aprovadas no CMMI, pois é uma garantia de que os projetos desenvolvidos por elas são bem controlados e gerenciados?, diz ela.
A especialista salienta que, além do reconhecimento, os preparativos para ingressar no programa de melhoria do CMMI proporcionaram maiores comprometimento e capacitação dos profissionais da corporação. ?Isso resulta em qualidade dos produtos e melhoria dos projetos de desenvolvimento, além do acréscimo em produtividade acima do esperado?, diz.
Outro benefício alcançado com o CMMI foi o controle efetivo dos projetos de desenvolvimento e manutenção de software, o que proporcionou que as documentações dos softwares fossem totalmente revisadas e atualizadas, minimizando falhas de execução e retrabalho das equipes de desenvolvimento. ?Além disso, o gerente ou líder de equipe tem mais visão do andamento do projeto, utilizando-se das métricas, análise de decisão e descobertas de riscos inerentes a eles?, diz Cássia.
O CMMI foi criado pelo Software Engineer Institute (SEI), da Universidade de Carnegie Mellow nos Estado Unidos, com foco em melhorar os processos organizacionais e as habilidades dos desenvolvedores em gerenciar a aquisição e a manutenção de produtos e serviços de software. Ao todo são cinco níveis, sendo que a aprovação é concluída a partir da emissão de um laudo feito pelo SEI.