Estado da Califórnia combate a seca com IoT e Blockchain

0

A Freshwater Trust (TFT), uma organização sem fins lucrativos que trabalha para proteger e restaurar ecossistemas de água doce, está fazendo uma parceria com a IBM Research  a SweetSense Inc., um provedor de sensores conectados a satélite de baixo custo, para testar tecnologias que possam monitorar e rastrear com precisão o uso de água subterrânea em um dos maiores e mais vulneráveis ??aquíferos da América do Norte. O suporte de pesquisa adicional será fornecido pela University of Colorado Boulder.

Conjuntamente financiado pela Fundação Água e da Fundação Gordon e Betty Moore, cientistas e engenheiros do projeto vai demonstrar como a blockchain e sensores da Internet das coisas remotas pode medir com precisão o uso da água subterrânea de forma transparente e em tempo real na Califórnia, no d eelta do Rio Sacramento e  San Joaquin.

Os sensores transmitirão dados de extração de água para satélites, em seguida, para a plataforma IBM Blockchain hospedada no IBM Cloud. O blockchain registrará todas as trocas de dados ou transações feitas em um ledger único e imutável. O blockchain também usa "contratos inteligentes", em que as transações são executadas automaticamente quando as condições são correspondidas.

Através de um painel baseado na web, consumidores de água, incluindo agricultores, financiadores e reguladores serão capazes de monitorar e rastrear o uso de águas subterrâneas para demonstrar como níveis de bombeamento sustentáveis ??podem ser alcançados através da negociação de ações de uso de água subterrânea no Estado da Califórnia. Usuários individuais que exigem quantidades de água subterrânea além de seu limite de ações poderão "comprar" ações de água subterrânea de usuários que não requeiram toda a sua oferta a uma taxa regulada pelo mercado.

Exemplo

Devido a uma estação particularmente seca, uma vinícola percebe que precisará de água subterrânea adicional para evitar a perda da safra. O vinicultor pode comprar partes adicionais de água, sem afetar negativamente o aquífero.

"O sucesso futuro desses planos de sustentabilidade depende da capacidade de rastrear e relatar o uso de água subterrânea, e provavelmente também exigirá uma maneira robusta de negociar ações de água subterrânea também", disse Alex Johnson , diretor do Fundo de Água Doce da TFT. "Nossa intenção estratégica é aproveitar novas tecnologias para desenvolver um sistema que torne a obtenção de água subterrânea mais sustentável, colaborativo, preciso e transparente, e é por isso que estamos usando o blockchain. Agora temos a equipe de projeto e financiamento para isso, e forte rede de parceiros na região que estão abertos a uma fase inicial de testes e construção."

"Com base em um projeto de pesquisa no Quênia com a USAID, a Millennium Water Alliance e outros parceiros, estamos agora aplicando nossa experiência na criação de sistemas de apoio à decisão para gerenciamento de água para agregação de dados de superfície e subterrânea, otimização de fluxo de trabalho e análise para enfrentar desafios similares na Califórnia . Com o acréscimo do blockchain, podemos formatar lacunas críticas de confiança e transparência, tornando possível construir uma plataforma robusta, escalável e econômica para gerenciar suprimentos de água subterrânea em qualquer lugar do mundo ", disse o Dr. Solomon Assefa , Vice-Presidente de Mercado Emergente. Soluções e diretor, IBM Research – Africa. 

O grupo irá pilotar o sistema no delta do rio Sacramento-San Joaquin, no norte da Califórnia, uma área muitas vezes referida como o "nexo do sistema hídrico estadual da Califórnia ". O delta do rio cobre 1.100 milhas quadradas e fornece água para a área da baía de São Francisco e litoral e sul da Califórnia e suporta dezenas de espécies de peixes, plantas e animais legalmente protegidas. Além disso, quase 75% desta terra é usada para agricultura.

A tecnologia de sensores é fornecida pela SweetSense Inc., que atualmente monitora os suprimentos de água subterrânea para mais de um milhão de pessoas no Quênia e na Etiópia, com planos de expansão para 5 milhões até o final do ano. Os dados do sensor são transmitidos por redes de satélites para uma plataforma de análise de dados on-line.

"Monitorando remotamente o uso de água subterrânea usando nossos sensores, somos capazes de ajudar a melhorar e manter o acesso sustentável ao abastecimento de água para pessoas, agricultores e pecuária. O trabalho que estamos fazendo na África é diretamente traduzível para a Califórnia ", disse Evan Thomas. , CEO da SweetSense e Mortenson Chair da Global Engineering da University of Colorado Boulder . "Nossa equipe de pesquisa da Universidade do Colorado ajudará a modelar o uso da água subterrânea através dos dados do sensor e detectou chuvas e correlações climáticas." 

A colaboração começou em resposta à Lei de Gestão de Águas Subterrâneas Sustentáveis ??(SGMA), que foi assinada na lei da Califórnia em 2014. A SGMA determinou a criação de Agências de Sustentabilidade de Águas Subterrâneas (GSAs), grupos locais responsáveis ??por garantir que os suprimentos regionais de água subterrânea sejam gerenciados de forma sustentável. Os GSAs estão encarregados de desenvolver e implementar um plano para tornar sustentável o uso de água subterrânea até 2040.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.