Computação em nuvem e o contact center

0

Não é de hoje que o investimento em tecnologia é um caminho a ser seguido por muitas empresas. Ainda mais quando se busca reduzir custos, aumentar a produtividade dos colaboradores e otimizar a rotina de trabalho. Com isso, podemos ver que o setor tecnológico tem apresentado diversas soluções para atender às demandas corporativas. Entre as opções que estão mais em alta no momento, a computação em nuvem, ou cloud computing, vem ganhando espaço ao redor do mundo.

As empresas brasileiras de vários segmentos devem investir US$ 257 milhões nessa tecnologia, segundo as projeções da consultoria IDC para esse ano. Serão investimentos em projetos de infraestrutura como serviço (IaaS), softwares como serviços (SaaS) e plataforma como serviço (PaaS). Essa estimativa para o mercado no País significa um aumento de quase 70% sobre o ano passado. E ao que tudo indica, as expectativas continuarão positivas para os próximos anos.

O setor de contact center é um dos mais expoentes no uso dessa tecnologia. Isso porque com a necessidade cada vez maior de investir em tecnologia da informação (TI) e, principalmente, em profissionais, o conceito se tornou um aliado na redução de custos operacionais. Com o modelo cloud não há a necessidade de se implantar um conjunto de softwares, comprar hardwares e ter gastos com manutenção. Os dados armazenados na nuvem podem ser acessados remotamente, já que estão online.

No caso de uma central de atendimento, todo o sistema pode estar na nuvem e ser acessado através da web pelos atendentes, pela direção da empresa e até pelos clientes. Um exemplo do benefício disso é que um supervisor de contact center pode monitorar sua equipe usando um tablet ou smartphone. Com o acesso ao sistema, que está na nuvem, ele pode ter em poucos minutos o histórico e a performance dos atendimentos feitos pelos operadores. Tudo em tempo real. A qualquer hora e lugar.

Outra vantagem em adotar a tecnologia é que os atendentes podem trabalhar de casa e acessar a plataforma web para acompanhar suas chamadas. Isso dispensa a necessidade de se locomover para a empresa e também oferece inclusão para as pessoas que têm algum tipo de necessidade especial. Com certeza temos aqui um aumento da produtividade dos funcionários. 

Claro que, como em todo o processo de mudança, é preciso ter em mente que ações comportamentais precisam acontecer em paralelo. Muitos desafios pela frente podem surgir, mas como progredir sem dificuldades, não é mesmo? Principalmente quando se está inserido em um mercado de constantes transformações. É fundamental acompanhar as tendências e conduzir a empresa no caminho do crescimento. E vejo a computação em nuvem como um dos meios que sinaliza essa estrada.

Carlos Carlucci, country manager da Vocalcom Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.