Os lançamentos anunciados pela Amazon Web Services (AWS), divisão de serviços na nuvem da varejista online, na última quinta-feira, 10, fizeram com que as ações da Amazon registrassem forte alta na Nasdaq, nesta sexta-feira, 11. Os papéis da companhia abriram o pregão valendo US$ 334,71, alta de 2% em relação ao fechamento do dia anterior, e por volta das 15h (horário de Brasília), atingiram pico de US$ 346,42, elevação de 5,6%. As ações da Amazon mantiveram a alta no decorrer do dia e encerraram o pregão valendo US$ 346,20, alta de 5,5%.
Dentre as novidades, está o Zocalo, serviço online voltado a clientes corporativos que permite o gerenciamento, armazenamento e compartilhamento de arquivos, planilhas, páginas da web, imagens e etc., similar ao Google Drive, do gigante das buscas. Segundo a Amazon, o Zocalo foi criado para funcionar em uma gama de dispositivos móveis, incluindo laptops e tablets da Apple ou que funcionem com o sistema operacional Android.
O serviço custa US$ 5 por usuário por mês e oferece 200 GB de armazenamento, mas as empresas que utilizam o Amazon WorkSpaces poderão armazenar gratuitamente até 50 GB, ou podem optar por pagar US$ 2 por mês por usuário para ter os 200 GB. O Amazon Workspaces dá aos usuários o acesso ao Windows 7 na nuvem.
A Amazon já oferece armazenamento em nuvem, serviço usado principalmente por profissionais de TI. No entanto, ela não é exatamente uma grande competidora quando se trata de aplicativos corporativos usados por empregados comuns. Mas, o Zocalo é um movimento nessa direção.
"Os clientes nos disseram que estão cansados dos custos, da complexidade e do desempenho de seus velhos documentos empresariais e das ferramentas para gerenciar esse conteúdo", disse o gerente-geral do Zocalo na AWS, Noah Eisner, em comunicado. "A AWS foi sendo cada vez mais solicitada a fornecer uma ferramenta de armazenamento corporativo que fosse fácil de usar, que permitisse aos usuários colaborar rapidamente com os demais e que satisfizesse as necessidades de segurança de suas organizações", acrescentou.
A AWS também apresentou novos recursos para auxiliar desenvolvedores na criação e implementação de aplicativos móveis. O novo serviço Amazon Cognito, por exemplo, fornece a sincronização de dados de usuários, permitindo aos desenvolvedores criar aplicativos que autentiquem os usuários por meio de provedores de login públicos populares e mantenha os dados de aplicativos, tais como preferências do usuário e estado de um jogo, sincronizados entre dispositivos.
Já o Amazon Mobile Analytics permite aos desenvolvedores facilmente recolher e analisar os dados de uso de aplicativos, em até bilhões de eventos por dia de milhões de usuários, fornecendo relatórios de uso de dados que estão sendo enviados pelo aplicativo.