A Positivo Informática registrou 17,7% de participação no mercado de computadores no segundo trimestre, mantendo-se na liderança há 11 trimestres consecutivos, de acordo com dados IDC Brasil.
No período, segundo a consultoria, foram vendidos 2,2 milhões de computadores, sendo que as vendas de desktops tiveram crescimento de 12,1%, enquanto que as de notebooks aumentaram 106,7%. A participação do chamado mercado cinza caiu de 54,5% no mesmo trimestre de 2006 para 39,5% neste ano.
Nos meses de abril a junho, o market share da Positivo foi equivalente a soma dos três colocados que vêm logo abaixo no ranking da IDC. Já no mercado oficial, a participação foi de 29,3%, um aumento de 7 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre do ano. Na comparação com o mesmo período de 2006, as vendas da fabricante brasileira aumentaram 91,6%, ou 32,5 pontos percentuais acima do crescimento de 59,1% do mercado oficial. O market share em desktops no mercado oficial foi de 30%, enquanto o de notebooks foi de 26,1%.
Segundo a IDC, o mercado de varejo cresceu 80,4% em relação ao segundo trimestre de 2006, totalizando 773,3 mil unidades vendidas. A Positivo, que direcionou 78,4% das vendas de PCs para esse mercado, registrou participação de 38,7% no período, mantendo-se como líder absoluta. O market share da empresa em desktops no varejo foi de 36%, enquanto o de notebooks foi de 57,7%. Isso fez com que a sua participação nesse segmento correspondesse a praticamente à soma das cinco concorrentes mais próximas.