Com o intuito de oferecer um serviço cada vez mais qualificado e eficiente, o Hospital e Maternidade Vitória, localizado no Jardim Anália Franco, zona leste de São Paulo, investiu em novas aquisições, como sistema de telemedicina, painel cirúrgico com Kinect e tablets para administração de medicamentos à beira leito, ferramentas capazes de auxiliar os médicos em consultas e procedimentos cirúrgicos, além de levar mais agilidade às equipes.
Referência em cirurgia bariátrica, obstetrícia e trauma, o Hospital Vitória poderá ser consultado por profissionais de outras instituições para discussão de casos mais complexos nessas especialidades. Da mesma forma, o Vitória poderá se conectar rapidamente a médicos de hospitais que são referência em outras especialidades, como o TotalCor (cardiologia), o Paulistano (neurologia e oncologia), ou o Alvorada (neurologia e ortopedia).
Por meio de um monitor de 32 polegadas instalado em uma sala privativa dentro do Pronto Socorro, com um retroprojetor ao lado, é realizada uma videoconferência com a outra instituição de saúde que permite a troca das informações que possam auxiliar na resolução do caso, como exames já realizados. Além disso, podem encaminhar transferências e avaliações. O médico responsável pelo plantão recebe um bip para ser acionado em caso de chamado para uso do sistema.
No centro cirúrgico, as informações do paciente já não serão mais consultadas e anotadas em um quadro manual. O médico passa a contar com um painel que utiliza a estrutura do Kinect, da Microsoft, que permite a visualização de grade cirúrgica, dados pessoais e prontuário médico a partir do simples movimento das mãos à distância. Além disso, é possível verificar resultados de exames, inclusive de imagens como tomografia e ressonância magnética, com zoom fazendo movimentos em diferentes posições.
Na administração de medicamentos, a adoção de tablets garante ainda mais segurança, agilidade e modernização ao processo, que passa a ser controlado eletronicamente. O médico avalia o estado de saúde do paciente, prescreve os remédios necessários e, nos horários indicados, a medicação prevista é automaticamente solicitada e dispensada pela farmácia com um código de barras. No leito, o profissional de enfermagem utiliza um tablet para consultar todas as informações referentes à pessoa internada e realiza uma dupla checagem do prontuário antes de aplicar os medicamentos. Por enquanto a ferramenta está disponível somente na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), com previsão de integração com todo o hospital até o início de 2013.
“Todas estas iniciativas visam oferecer um suporte cada vez mais qualificado a cada um de nossos pacientes. Estas ferramentas contribuem para maximizar os procedimentos de segurança, organização de cirurgias e atendimentos a casos mais complexos e específicos. Além disso, torna o hospital ainda mais moderno, seguindo uma tendência de mercado ao adotar práticas inovadoras no tratamento aos pacientes”, aponta Luiz Cervone, diretor médico do Hospital Vitória.
Sobre o Hospital Vitória
Inaugurado em dezembro de 2010, no Jardim Anália Franco, ele reúne atendimento diferenciado e tecnologia de ponta para os seus pacientes. Com 28 mil m2, divididos em 13 andares, a Instituição contará com 233 leitos, ao final do projeto, e atende a todas as especialidades médicas. O Pronto-Socorro funciona 24 horas, apto a receber adultos, crianças e gestantes. O Hospital Vitória tem capacidade para realizar mais de 1,5 mil cirurgias de baixa a alta complexidade, 2 mil internações e 15 mil atendimentos mensais.