A modernização dos datacenters que possui no Brasil e nos Estados Unidos permitiu ao Terra ampliar a sua capacidade de entrega de rede.
A empresa, cujo portal é especializado na transmissões ao vivo de grandes eventos, como as Olimpíadas de 2012, em Londres, o Festival de Música Planeta Terra e a Europa League 2012/2013, adotou o switch Série QFX, da Juniper Networks.
O projeto foi elaborado pelo Grupo Binário, parceiro da Juniper Networks há oito anos no fornecimento de roteadores que fazem a interligação das redes entre os países.
Com a transmissão desses eventos fez o portal Terra registra recordes de audiência. A Europa League 2012/2013, por exemplo, competição transmitida em tempo real de outubro à maio deste ano, contou com cerca de 10 milhões de seguidores pelo portal.
"Analisando os eventos esportivos que estão por vir e o alto índice de acessos que deverão agregar ao Terra, sugerir a ampliação da capacidade de entrega da rede nos pareceu positivo para suportar o aumento do tráfego gerado por novos usuários de forma transparente, sem qualquer risco de comprometer o bom desempenho para os atuais", conta Sérgio Carvalho, gerente comercial da Divisão Telecom do Grupo Binário.
Além de homologar e realizar um POC (Proof of Concept) para comprovar que a adoção da solução não provocaria problemas na rede, foram realizados testes em ambientes controlados, simulando altas taxas de tráfego.
"Mostramos o ganho que a empresa teria. Com a solução, a taxa de trafego subiria para 10GB e 40GB", destaca Carvalho.
"Nossa principal necessidade era ampliar nossa capacidade de comunicação de rede, tanto interna nos datacenters quanto com as demais operadoras de telecomunicações, visando especialmente à transmissão de grandes eventos em vídeo", revela Ruy Neto, gerente de tecnologia do Terra.
Embora a solução seja escalável e já exista a expectativa de ampliá-la, Neto afirma que o modelo atual pode atender às necessidades do portal por pelo menos cinco anos com apenas pequenos upgrades.
Além do aumento da capacidade de tráfego e da melhora no desempenho da rede, outro benefício trazido pela série QFX da Juniper foi a simplificação da infraestrutura.
"Nossa arquitetura estava se tornando muito complexa. Com a unificação do fabricante, a administração de toda a rede ficou mais fácil", finaliza Neto.