Terra amplia capacidade de entrega de rede com modernização de datacenters

0

A modernização dos datacenters que possui no Brasil e nos Estados Unidos permitiu ao Terra ampliar a sua capacidade de entrega de rede.

A empresa, cujo portal é especializado na transmissões ao vivo de grandes eventos, como as Olimpíadas de 2012, em Londres, o Festival de Música Planeta Terra e a Europa League 2012/2013, adotou o switch Série QFX, da Juniper Networks.

O projeto foi elaborado pelo Grupo Binário, parceiro da Juniper Networks há oito anos no fornecimento de roteadores que fazem a interligação das redes entre os países.

Com a transmissão desses eventos fez o portal Terra registra recordes de audiência. A Europa League 2012/2013, por exemplo, competição transmitida em tempo real de outubro à maio deste ano, contou com cerca de 10 milhões de seguidores pelo portal.

"Analisando os eventos esportivos que estão por vir e o alto índice de acessos que deverão agregar ao Terra, sugerir a ampliação da capacidade de entrega da rede nos pareceu positivo para suportar o aumento do tráfego gerado por novos usuários de forma transparente, sem qualquer risco de comprometer o bom desempenho para os atuais", conta Sérgio Carvalho, gerente comercial da Divisão Telecom do Grupo Binário.

Além de homologar e realizar um POC (Proof of Concept) para comprovar que a adoção da solução não provocaria problemas na rede, foram realizados testes em ambientes controlados, simulando altas taxas de tráfego.

"Mostramos o ganho que a empresa teria. Com a solução, a taxa de trafego subiria para 10GB e 40GB", destaca Carvalho.

"Nossa principal necessidade era ampliar nossa capacidade de comunicação de rede, tanto interna nos datacenters quanto com as demais operadoras de telecomunicações, visando especialmente à transmissão de grandes eventos em vídeo", revela Ruy Neto, gerente de tecnologia do Terra.

Embora a solução seja escalável e já exista a expectativa de ampliá-la, Neto afirma que o modelo atual pode atender às necessidades do portal por pelo menos cinco anos com apenas pequenos upgrades.

Além do aumento da capacidade de tráfego e da melhora no desempenho da rede, outro benefício trazido pela série QFX da Juniper foi a simplificação da infraestrutura.

"Nossa arquitetura estava se tornando muito complexa. Com a unificação do fabricante, a administração de toda a rede ficou mais fácil", finaliza Neto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.