Minsait investe em hub de tecnologia e inovação em João Pessoa

0

A Minsait, uma empresa Indra, traçou uma rota para manter o ritmo de crescimento e consolidar seu posicionamento no Brasil. Enquanto a pandemia de Covid-19 estremeceu muitos setores econômicos, o de tecnologia nadou na contramão dos resultados negativos e agora desponta como um dos setores que mais cresce no país. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) o setor de TI no Brasil deve crescer 14% em 2022.

Atualmente a Minsait conta com mais de 8.500 profissionais no Brasil, cerca de 20% da estrutura global. A companhia não divulga números absolutos de faturamento no país, mas afirma que a operação brasileira é a segunda maior da companhia, ficando atrás somente da matriz, na Espanha. Em números, a receita global da Minsait em 2021 foi de 2.13 bilhões de euros. Desse montante, a América Latina foi responsável por 603 milhões de euros, dos quais 27% (161 milhões) corresponderam ao Brasil.

"Temos um portfólio bastante saudável e uma carteira de clientes diversificada, o que nos permitiu atravessar os últimos dois anos com relativa tranquilidade. Para manter o ritmo de crescimento da Minsait no Brasil apostamos em quatro vetores estratégicos para suportar o novo momento de negócio dos clientes marcado pelo cenário pós-pandêmico: phygital, cloud data, cibersegurança e meios de pagamento. À essa oferta potente, aliamos capacidades de consultoria e serviços especializados", explica Marcelo Bernardino, CEO da Indra e da Minsait no Brasil.

O novo momento da Minsait no país também é marcado pela inauguração do novo headquarter, localizado no edifício Amazônia Empresarial, em Alphaville, São Paulo. O empreendimento é reconhecido por aspectos sustentáveis e conta com certificações do mais alto nível. Com foco em acessibilidade e sustentabilidade, a nova sede da Minsait é resultado da mescla entre estratégia de ambiente de trabalho inteligente e colaborativo adotada pela companhia em escritórios da Europa e um conceito de ecodesign único, especialmente desenhado para valorizar os biomas do Brasil e o uso consciente de recursos naturais e de bens não renováveis.

Foco em diversidade e formação de talentos

Se o rápido avanço da transformação digital durante a pandemia alavancou o crescimento do setor TI, ele agravou um problema antigo e bastante conhecido: o apagão de mão-de-obra especializada. De acordo com levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a procura por profissionais na área de TI no país será de 420 mil pessoas, até 2024. Porém, hoje, segundo a entidade, o Brasil forma 46 mil profissionais com perfil tecnológico por ano.

Para suprir a carência de perfis especializados nas mais diversas frentes de digitalização desenvolvidas pela Minsait, a companhia vem apostando continuamente no upskilling de seus talentos. Em 2021 foram mais de 19 mil cursos e formações realizados no Brasil através da Open Univerity, um avançado campus virtual da companhia que possibilita um ambiente de autoaprendizado contínuo de seus profissionais.

A empresa também promove iniciativas de inclusão etária para atrair e capacitar profissionais sem experiência em tecnologia. É o caso do Programa Jovens Profissionais, iniciativa voltada para recém-formados e estudantes, que já formou mais de 900 talentos. Da mesma forma, a Minsait impulsiona o Programa 50+, por meio do qual investe na capacitação de profissionais com mais de 50 anos, que hoje representam mais de 8% do total da companhia no país.

Outro ponto em que a Minsait tem enfatizado em sua política de contratação é a igualdade de gênero, já que 44% da força de trabalho local da companhia é composta por mulheres.

Um avançado hub de tecnologia e inovação em João Pessoa

A Minsait também investe no desenvolvimento de regiões fora do eixo Sul-Sudeste, como é o caso do hub de tecnologia e inovação que mantém em João Pessoa, PB. O polo se destaca por projetos de transformação digital, atendendo demandas de modernização do Estado, clientes de outras regiões tanto no âmbito público quanto do setor privado e projetos internacionais para países como Espanha e EUA. Para suportar essas operações, hoje atuam na Minsait em João Pessoa mais de 600 profissionais, levando a companhia à posição de principal empregadora no setor de TI da Paraíba. Até o final de 2022 a empresa prevê a abertura de 200 novas posições para o hub de inovação.

A partir do hub de João Pessoa foram desenvolvidos projetos como o aplicativo 190 da Polícia Militar de São Paulo, tecnologia que permitiu agilizar o atendimento da população que aciona a corporação por telefone, além de permitir o envio de vídeos ou áudios. Para a Marinha do Brasil modernizou o sistema de Gestão da Folha de Pagamento de Pessoal, o qual beneficia mais de 215 mil pessoas, dentre militares da ativa (no país e no exterior), veteranos, pensionistas, anistiados e beneficiários de pensão alimentícia.

No setor privado, o hub atua em importantes projetos do setor de energia, como os de georreferenciamento de três grandes distribuidoras. Também se destacam projetos de automação baseados em tecnologias low-code e no-code para uma das maiores cervejarias presentes no Brasil. No setor de serviços financeiros, desenvolveu inovações que permitiram a um grande banco realizar de forma ágil a migração de sistemas legados sem impactar a rotina das agências e o atendimento ao cliente final.

"Os profissionais brasileiros da área de tecnologia possuem uma qualidade imensa, reconhecida internacionalmente. Sabemos que existe, no entanto, esse gap entre a formação e as oportunidades que são oferecidas no Brasil, por isso decidimos encarar a questão de frente e reverter esse cenário", explica Bernardino. "Dessa forma, apostamos continuamente na formação dos talentos locais já no curto prazo. Acreditamos que é na formação, no investimento nos profissionais que conseguiremos promover a transformação digital brasileira de hoje e para o futuro, como já pudemos observar com os diversos projetos desenvolvidos até o momento", conclui o executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.