Brasil está entre os dez países mais competitivos em tecnologia e inovação

0

O Brasil ocupa a oitava colocação no quesito tecnologia e inovação em ranking de competitividade composto por 15 países, de acordo com o estudo Competitividade Brasil 2013, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado nesta quinta-feira, 12. Na comparação com o ano passado, o país perdeu uma posição para a Índia. Com relação à capacidade de inovação, o Brasil está em sexto lugar e na nona colocação considerando fatores tais como apoio governamental e pesquisa e desenvolvimento (P&D) e inovação nas empresas.

Além do Brasil, foram avaliados: África do Sul, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Índia, México, Polônia, Rússia e Turquia. Esta é a terceira edição do estudo, que foi publicado pela primeira vez em 2010, e novamente em 2012. Ao todo, são analisados oito aspectos: disponibilidade e custo de mão de obra; disponibilidade e custo de capital; infraestrutura e logística; peso dos tributos; ambiente macroeconômico; ambiente microeconômico; educação; tecnologia e inovação.

Nos oito itens considerados condicionantes da competitividade de um país o Brasil se encontra no terço inferior (entre a 15ª e a 11ª posição) em cinco aspectos e, nos outros três fica no terço intermediário (da 10ª à 6ª). A pior situação é a dos fatores "peso dos tributos" (14º lugar), "disponibilidade e custo de capital" (14º), seguida por "infraestrutura e logística" (13º), "ambiente microeconômico" (13º) e "educação" (9º).

Segundo o relatório, o país está um pouco melhor em relação à "disponibilidade e custo de mão de obra" (7º) e ao fator "ambiente macroeconômico", no qual a desvalorização cambial fez com que o país subisse da última colocação, no ano passado, para a décima neste ano. Em relação à edição de 2012, o Brasil também apresentou melhora no aspecto "disponibilidade e custo de capital", passando do último para o penúltimo lugar, à frente da Argentina, em função da redução das taxas de juros.

Classificação geral

Na classificação geral, o Brasil ocupa o penúltimo lugar (14º) no ranking de competitividade, ficando à frente apenas da Argentina e logo atrás da Colômbia. A colocação do país é a mesma do relatório anterior, referente a 2012. No entanto, com a inclusão da Turquia neste ano, a CNI explica que passaram a ser 15 os países pesquisados, o que levou o Brasil a mudar da 13ª colocação para a 14ª. A nação mais competitiva do grupo permanece sendo o Canadá, cuja pior colocação no ranking (13º) foi a relacionada ao aspecto "ambiente macroecômico", no qual a China ocupou a 1ª posição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.