A pandemia mexeu no mercado de serviços de suporte de TI, pois de uma hora para outra, as empresas ser viram obrigadas a gerenciar diferentes dispostos dos funcionários no trabalho remoto. Essa necessidade gerou um crescimento explosivo no mercado de MSPs (managed service provider), com adição de novos clientes e o aumento da utilização de dados por departamentos que não são de TI.
A informação é de Tonimar Dal Aba, consultor Técnico da ManageEngine no Brasil, divisão de gerenciamento de TI da Zoho Corporation, acrescentando que tendo em vista esse cenário, foi lançado o lança RMM Central, solução voltada para unificar o gerenciamento completo de TI, com um dashboard através dos qual os MSPs podem monitorar o desempenho de redes e dispositivos, detectar e gerenciar falhas, implantar patches ausentes, habilitar o acesso remoto e fornecer uma visão geral completa de todo o inventário de hardware e software, o que traz mais produtividade e economia de pessoal da equipe de suporte, por exemplo.
"O RMM Central é uma ferramenta de gerenciamento de TI abrangente e inteligente para permitir que MSPs possam gerenciar e monitorar várias contas de seus clientes, domínios e redes a partir de um console unificado e fácil de usar, de forma automática", enfatiza o consultor.
Baseado na necessidade de controle que os provedores de serviços precisam ter sobre as redes de TI de seus clientes e na automatização de tarefas diárias, o RMM Central permite aderir a políticas de segurança específicas, cumprir os acordos de entrega serviço (SLAs) do cliente e gerar relatórios específicos e de faturamento. Por outro lado, usar várias ferramentas para monitorar esse desempenho da rede e gerenciar dispositivos remotos é um processo demorado. Com as complexidades de gerenciamento de rede e ameaças à segurança aumentando exponencialmente, os MSPs precisam de uma solução única que possa oferecer alta escalabilidade, segurança, configuração rápida, navegação fácil, recursos holísticos, integração contínua do cliente e preços acessíveis.
A Manage Engine conta com mais 100 soluções no portfólio que tem integração entre si, as ferramentas já vem como modelos de implementação e suporte, compliance com GDPR, a lei europeia de proteção de dados, para facilitar os serviços das organizações.
Tonimar diz ainda que com o aumento da utilização de dados por departamentos que não são de TI após a pandemia, a solução da Manage Engine facilita os trabalhos das equipes, pois embute recurso analytics, facilita a conexão com diferente de base de dados com segurança, além de ser fácil usar pois usa os recursos de drag and drop aumentado a produtividade.
Além, a solução oferece segurança no seu uso, pois todo o workflow tem regras de acesos pré-definidas, com uso de senhas randômicas para evitar acesso indevido.