A marca esportiva global ASICS aumentou em 53% as transações diárias de sua operação no Brasil com a adoção do software de gestão empresarial (ERP) da Totvs, integrando as áreas logística, comercial, financeira e de varejo, conectando a distribuição de produtos por meio de canais de venda ao consumidor nas cinco lojas da marca no país (uma flagship em São Paulo e quatro outlets).
“Antes, esses processos não eram integrados, portanto, não tínhamos visão e gerenciamento centralizados, mas acesso a fragmentos da operação”, afirma o gerente sênior de Tecnologia da Informação da ASICS Brasil, Fábio Pessoa. “Agora, temos controle logístico e de estoque sobre os nossos produtos em toda a cadeia. O fluxo do nosso negócio está sistematizado e corre em um processo definido e conhecido por todos. O resultado foi a melhoria da qualidade de atendimento aos nossos representantes de vendas, ao varejista e aos consumidores.”
A eficiência na importação, na distribuição e nas vendas já reflete no resultado do negócio. Além da alta no número de transações diárias, a ASICS teve incremento de 57% no número de notas fiscais emitidas após a implantação da tecnologia da Totvs. A comparação foi feita entre o período de agosto a novembro de 2012 e o mesmo intervalo de 2013. O sistema entrou em operação em agosto de 2013 e foi implantado no modelo SaaS (Software as a Service), o que permite que a tecnologia acompanhe o crescimento do negócio do cliente.
Atualmente, 150 funcionários da ASICS usam de modo rotineiro a ferramenta. Todos os dados sobre a operação da companhia estão centralizados e acessíveis no software. “Criamos ainda doze interfaces para integração completa e precisa com o operador logístico, o que nos permite gerir o processo de distribuição para a entrega de milhares de produtos diariamente”, diz Pessoa.
A ASICS adotou os módulos de Compras, Contabilidade, Estoque, Faturamento, Financeiro, Fiscal, Loja e Importação da TOTVS. As ferramentas são desenvolvidas e comercializadas pela área especializada em Distribuição & Logística e Varejo da companhia. “O ERP acaba com a necessidade de lançamentos manuais e paralelos ao sistema. Todos os processos são organizados e controlados pelo software. A gestão fica mais eficiente e segura”, afirma o diretor do segmento, André Veiga.
Inovação
Um projeto piloto inovador tornará ainda mais agradável a experiência de compra na flagship (loja conceito) da ASICS Brasil na Rua Oscar Freire, na capital paulista. Com uma nova tecnologia da Totvs, os vendedores passarão a registrar as compras do cliente em um tablet, à medida que o consumidor escolhe os produtos.
Do dispositivo móvel, a partir de qualquer local da loja, o funcionário conclui o pedido que, instantaneamente, pode ser recuperado no caixa, já pronto para o pagamento. “Queremos encantar o cliente, mostrando tecnologia não só em nossos produtos, mas no processo de atendimento”, diz Pessoa.