A Nuveto, empresa brasileira de soluções em nuvem para as áreas de atendimento e relacionamento com o cliente, distribuidora exclusiva da Five9 no Brasil, acaba de lançar seu portal dedicado para a capacitação de parceiros. O objetivo da área de Canais é estar mais próxima destas empresas, oferecendo acesso às informações sobre produtos e serviços, bem como incentivar o aperfeiçoamento por meio de treinamentos comerciais e técnicos, além de maior integração entre eles para troca de conhecimentos e eventuais parcerias na geração de negócios.
"Nós decidimos investir no portal para termos maior integração com os profissionais das empresas-parceiras, os motivando a participar das ações propostas pela companhia e a fazerem os treinamentos necessários para garantir excelência no atendimento aos clientes", afirma Raquel Lopes, diretora de Canais da Nuveto. A decisão se baseou no fato da Nuveto entender os desafios do mercado, que muitas vezes impedem os profissionais de participarem em horários pré-estabelecidos on-line ou presencialmente, em reuniões e treinamentos.
O Portal de Parceiros da Nuveto, foi desenvolvido pela equipe da Mex Consulting na plataforma Beedoo, a fim de entregar um ambiente amigável e de fácil navegação, inspirado nas redes sociais para favorecer maior interatividade e colaboração. Além disso, todos os treinamentos, vídeos e conteúdos disponibilizados geram pontos e benefícios por meio de uma estratégia de gamificação, a fim de engajar os profissionais na estratégia de negócios da companhia, para a venda da solução da Five9 no Brasil.
Para acessar, cada usuário recebe um login e senha únicos e pode utilizar uma biblioteca de conhecimento com possibilidade de filtros e busca por categorias e tipo, facilitando a localização do conteúdo. Os revendedores encontram também dashboards com indicadores de performance e podem acompanhar campanhas e novidades, monitorar o desempenho e a evolução dos seus níveis de capacitação e conhecimento técnico, para que possam reavaliar e revisar constantemente as estratégias.
"Agora damos prioridade ao relacionamento com os canais pelo portal, onde disponibilizamos documentos padronizados, modelos de propostas, apresentações e discussões sobre novos negócios", explica Raquel. Para facilitar a participação, alertas são programados e enviados sempre que um novo documento, treinamento, evento ou prospect é incluído. O portal permite ainda a criação de grupos de discussão específicos, seja com a participação de áreas da Nuveto, ou entre os próprios profissionais de acordo com seus objetivos, necessidades e afinidades.
A plataforma Beedoo permitiu que o projeto fosse customizado tanto na identidade visual como na divisão das categorias, nomenclaturas e comunicação. A equipe da Mex Consulting também foi importante para que o sistema de gamificação fosse implementado de forma personalizada. "A gamificação foi desenvolvida para incentivar as interações de forma leve, com o intuito de premiar os mais engajados com diferentes pontuações de acordo com suas participações em treinamentos e workshops, além da absorção dos conhecimentos ser sempre testada com quizes e testes-relâmpago", informa Ingrid Sousa, consultora da Mex. Além disso, também ganham pontos por acessar documentos e acelerar processos de vendas, entre outras ações. As pontuações alcançadas são zeradas a cada seis meses para dar a todos a oportunidade de competir e se aperfeiçoar.
"Trabalhamos em total sinergia com a equipe de Canais e de Marketing da Nuveto no desenvolvimento do portal e em sua gamificação, que conta com três categorias: Nuveto Little, Nuveto Middle e Nuveto Expert". Além disso, permite também que eles compartilhem seus artigos e outras publicações do portal no LinkedIn ou os envie para clientes e prospects, detalha Álvaro Manzione, founder da Beedoo.
Os profissionais mais engajados que atingem a categoria Nuveto Expert são premiados com presentes especiais no evento "Impulse", promovido trimestralmente pela Nuveto, e destacados no Feed com seus respectivos troféus. "É uma ação lúdica, que destaca a dedicação constante do parceiro ao autoaperfeiçoamento", diz Raquel. A executiva informa ainda que os parceiros podem programar lembretes e serem alertados sobre a disponibilidade de novos materiais de interesse, workshops e apresentações. "Todo o portal foi pensado para apoiar e motivar os parceiros na interação e busca constante por conhecimento. Outro recurso é a possibilidade de o usuário dizer como está seu humor naquele momento – feliz, triste, preocupado, empolgado, nervoso", complementa Raquel.
O projeto de criação e implementação do portal, em parceria com a Beedoo, teve duração de dois meses e contou também com a consultoria e desenvolvimento da Mex Consulting. Entre os parceiros da Nuveto para venda dos produtos Five9 estão Eds, ddcom, Just4IT, Bexpert, Sys4B, BeeCloud, entre outros. "Nós ampliamos a estratégia de canais no Brasil, com ampla capacidade técnica e grande experiência comercial, para atuarem conosco em total sinergia", conclui Raquel.