A Intelbras anunciou o lançamento de mais uma solução em nuvem de sua linha Wide, o chatbot Wide Chat. Além de contar com serviços como integrações de comunicação em tempo real, informações de presença, telefonia (incluindo telefonia IP), videoconferência, controle de chamadas e reconhecimento de fala, agora clientes do segmento corporativo vão contar com um software com inteligência artificial que possibilita diálogos de maneira humanizada.
A plataforma é voltada para empresas de pequeno, médio e grande porte, como salões de beleza que utilizam para agendamento de serviços, call centers migrando o atendimento da telefonia convencional para chatbots inteligentes, provedores de internet que disponibilizam boletos, abertura de chamados para suporte, consulta de viabilidade técnica e outros serviços para seus clientes, tornando-os mais eficazes, flexíveis e reduzindo custos operacionais.
O Wide Chat pode ser integrado às soluções de comunicação oferecidas para as empresas. O é compatível com oito canais de comunicação, como WhatsApp, Instagram, Facebook, Telegram, SMS, E-mail, RCS, web chat e Microsoft Teams.
De acordo com a empresa de pesquisa Grand View Research, o tamanho do mercado global de chatbot foi estimado em US$ 430,9 milhões em 2020 e, aproximadamente 45% dos usuários preferem o chatbot como a primeira forma de comunicação dos serviços. No Brasil, os dados também são positivos: segundo pesquisa do MobileTimes, o Brasil contava com apenas 8 mil bots operando em 2017, mas saltou para 216 mil bots em 2021.
Segundo a Intelbras, o software ajuda a diminuir custos e minimizar erros no atendimento com a menor necessidade de interação com agentes humanos. Além disso, proporciona um suporte objetivo, reduz tempo de interação e ajuda a resolver as necessidades dos clientes. O Wide Chat também disponibiliza relatórios precisos sobre interações e utiliza apenas um número de telefone para múltiplos atendimentos.
O chatbot pode ser configurado de acordo com as necessidades de cada cliente, já que a solução tem fluxos pré-configurados que agilizam as instalações e podem atender até 100% das necessidades dos clientes. O software é capaz de concentrar inúmeras conversas de diferentes canais em uma única tela, com estimativa de que cada agente de atendimento por trás do bot utilize 15 mil mensagens por mês.
O Wide Chat já está sendo utilizado por algumas empresas no Brasil. Segundo Paulo César de Almeida, CEO da Infotecnet Network, o bot possui vantagens como a facilidade de configuração, a integração com os canais de atendimento da empresa e a possibilidade de ser omnichannel.
"Estamos utilizando o Wide Chat da Intelbras por mais de 60 dias e já recebemos feedbacks bem positivos, inclusive a pesquisa de satisfação de atendimento ao cliente mostra isso: temos médias acima de 4,5 sendo que o máximo é 5, ou seja, o bot é muito eficaz. Além disso, é uma solução consolidada e robusta", complementa o CEO.