Indústria farmacêutica adota tecnologia de colaboração

0

A Takeda, empresa farmacêutica, fabricante de marcas tradicionais de medicamentos como Neosaldina e Nebacetin, implantou as soluções de Colaboração da Cisco na atualização da sua infraestrutura de comunicação. A companhia adotou a tecnologia IP e a videoconferência para garantir qualidade na integração entre sua operação no Brasil e as demais unidades internacionais, reduzindo gastos de telefonia e a necessidade de viagens.

Multinacional japonesa fundada há mais de 200 anos, a Takeda tem sua sede brasileira localizada em São Paulo, além de possuir um fábrica em Jaguariúna, no interior do Estado, e uma unidade da linha de genéricos (a Multilab) em São Jerônimo, no Rio Grande do Sul. Como a unidade brasileira é a head da companhia na América Latina e se reporta à matriz de mercados emergentes em Cingapura, os executivos da Takeda frequentemente precisam ligar ou viajar para fora do país. Além disso, o antigo sistema de telefonia analógico não suportava mais a demanda dos quase 2 mil funcionários no Brasil. Esse cenário levou a companhia a rever sua infraestrutura de comunicação.

Uma das inovações foi a implantação da central de comunicação Cisco Business Edition 6000, um pacote de soluções avançadas de colaboração que permite integrar vídeo, voz, troca de mensagens e conferência em um único servidor. A companhia também adquiriu telefones IP da Cisco modelos 3905 e 7821 para atender os mais de 700 ramais internos, além de 25 unidades do modelo 8945 (telefones com videoconferência) e uma unidade do Cisco DX70, que oferece colaboração individual em vídeo de alta resolução (1080p HD, em uma tela 16:9 de 14 polegadas) e conexão segura para o trabalho remoto (Cisco AnyConnect VPN).

"O Cisco DX70, por exemplo, está alocado na casa do ?Head de Medical Affairs. Com o equipamento, o executivo pode realizar calls internacionais a qualquer hora no conforto de sua casa, evitando deslocamentos desnecessários", explica Alex Money, IT Process and Project Manager da Takeda. Segundo o executivo, foi em 2014 que surgiu a necessidade de trocar a plataforma de comunicação existente, que estava "desalinhada com as principais necessidades da companhia: recursos avançados de colaboração para a diretoria e presidência e a melhoria na comunicação entre a sede regional e as outras subsidiárias da América Latina".

O projeto de integração, liderado pela Planus, foi iniciado em abril deste ano e 100% da sede de São Paulo já foi migrada para o ambiente IP. Também foram adotadas soluções de Colaboração específicas para as salas de reunião da Takeda, como o Cisco Unified IP Conference Phone 8831 (telefone para conferência) e o Cisco TelePresence SX20 Quick Set. A SX20 tem como diferencial uma configuração rápida que transforma qualquer monitor de tela plana em um poderoso sistema de telepresença, otimizando salas de reuniões de tamanho pequeno ou médio.

"Mobilidade e Colaboração são hoje elementos fundamentais para a produtividade das empresas. Essas tecnologias vão ao encontro das necessidades da atual geração de profissionais, que já nasceu em um ambiente tecnológico e precisa de ferramentas adequadas para manter um alto nível de produtividade", afirma Ana Claudia Plihal, diretora Comercial da Cisco.

O executivo da Takeda destaca ainda agilidade na implantação e os benefícios extra ganhos com a atualização da infraestrutura de comunicação, como o ambiente mais moderno e dinâmico, agregando mobilidade e aumentando a produtividade dos colaboradores. Segundo o gerente, a telefonia IP agregou ainda a facilidade de gerenciamento, pois a infraestrutura agora pode ser monitorada a partir de vários parâmetros. "Em termos puramente de capacidade, tivemos um incremento de 25% em relação à plataforma anterior", finaliza Alex Money. O projeto já começou a ser implantado na fábrica de Jaguariúna e também a expansão para a unidade do Rio Grande do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.